Localizada a cerca de 430 km de Florianópolis, Treze Tílias é conhecida internacionalmente como o “Tirol Brasileiro”. Fundada por imigrantes austríacos, a cidade conta com menos de 10 mil habitantes e não é apenas um cenário cenográfico; é um pedaço autêntico da Áustria encravado no meio-oeste catarinense, onde a arquitetura alpina e os dialetos germânicos fazem parte do cotidiano.
Como é viver na cidade mais austríaca do Brasil?
Viver neste município é experimentar uma organização social e urbana rara no país. A cidade parece desenhada à mão, com casas de madeira em estilo tirolês adornadas por gerânios nas janelas e jardins impecáveis. A segurança é absoluta, permitindo uma rotina tranquila onde cercas altas e muros são dispensáveis.
A comunidade é profundamente ligada às artes, especialmente à escultura em madeira, uma herança trazida pelos fundadores que se transformou em identidade econômica. O ritmo de vida respeita as tradições, com sinos de igrejas marcando as horas e festivais folclóricos que unem todas as gerações em torno da dança e da música típica.

Por que os indicadores sociais são tão elevados?
Com um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,795, a cidade ostenta um dos melhores padrões de vida de Santa Catarina. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a excelência na educação e a baixa desigualdade social são reflexos de uma economia sólida baseada na indústria de laticínios — sendo berço da marca Tirol — e no turismo cultural.



