A Prefeitura de Uberaba, no Triângulo Mineiro, decretou luto oficial de três dias — de 8 a 10 de maio — devido ao assassinato de uma adolescente de 14 anos dentro de uma sala de aula nesta quinta-feira (8). No sábado, dia 10, as bandeiras serão hasteadas a meio-mastro, em sinal de condolências pela tragédia. Em nota, a prefeita Elisa Araújo afirmou que a cidade “vive um dia de imensa tristeza”. “Meu coração está com a família, que sofre uma perda tão dolorosa, com toda a comunidade escolar e com todos os jovens que estão sendo tocados por esse momento tão difícil”, declarou.
A gestora propôs uma “reflexão” diante do episódio de violência registrado na unidade escolar. “Precisamos estar mais próximos dos nossos filhos, ouvir com atenção, dialogar com verdade, acolher com amor. Precisamos fortalecer os laços entre família, escola e comunidade”, sugeriu.
Elisa ainda afirmou que pontes precisam ser construídas para transformar realidades e que, para isso, é necessário haver “afeto, cuidado e escuta”. “A adolescência é uma fase complexa, cheia de desafios. E nossos jovens precisam sentir que não estão sozinhos. Que podem contar com nossa presença, nosso olhar atento, nosso exemplo.”
A chefe do Executivo municipal se comprometeu a reforçar as ações de cuidado emocional, convivência escolar e cultura de paz. “Como mãe, faço um apelo: estejamos presentes. De verdade. E, neste momento, seguimos em oração, por todos”, concluiu.
O caso
Um adolescente de 14 anos é suspeito de maar uma colega da mesma idade com golpes de tesoura dentro de sala de aula no Colégio Livre Aprender, em Uberaba, nesta quinta-feira (8). A vítima não resistiu aos ferimentos, e o suspeito fugiu do local. As aulas foram suspensas.
Segundo o colégio, o ataque ocorreu durante a aula, e a motivação ainda é desconhecida. Um professor, estudante de medicina, prestou os primeiros socorros até a chegada do Samu, que tentou reanimar a aluna, sem sucesso.
A Polícia Civil enviou peritos ao local e encaminhou o corpo da adolescente ao Posto Médico-Legal. O suspeito foi localizado horas depois. Por ser menor de idade, será submetido às medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).