Além da secretária de saúde, a gestora da pasta de administração foi exonerada
Nem às vésperas do Carnaval a política em Congonhas desacelera. A Prefeitura de Congonhas oficializou, por meio da Portaria nº PMC/186, de 13 de fevereiro de 2026, a exoneração da enfermeira Hilda Oliveira Souza do cargo de Secretária Municipal de Saúde e sua nomeação para a função de Secretária Adjunta, símbolo “B”. A medida foi assinada pelo prefeito Anderson Costa Cabido e entrou em vigor na data da publicação. Ela é a segunda gestora da pasta no Governo Cabido. Antes, o médico, Gilmar Seabra esteve a frente do cargo, mas reassumiu o cargo de vereador pelo PV.
Hilda esteve à frente da pasta entre setembro e fevereiro, período em que comandou uma das áreas mais sensíveis da administração municipal. A mudança ocorre às vésperas do Carnaval, em meio às contundentes críticas ao desempenho do setor, alvo de muito bombardeio. A Secretaria de Saúde é considerada estratégica, especialmente diante das demandas crescentes por atendimento, gestão de recursos e manutenção dos serviços essenciais.


As causas da exoneração não foram esclarecidas oficialmente pela Prefeitura. Até o momento, também não foi publicado ato nomeando o novo titular da Secretaria Municipal de Saúde.
Outra exoneração
A mesma edição do Diário Oficial também registrou a exoneração de Ana Flávia Matias Araújo Silva do cargo de secretária municipal de Administração, com sua nomeação para o posto de secretária adjunta. Ou seja, duas pastas estratégicas sofreram alterações no mesmo dia.





