×

Vale impede visita oficial da ALMG a áreas com rompimentos de diques em Congonhas e Ouro Preto

Uma visita fiscalizatória oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que seria realizada nesta semana em áreas de mineração nos municípios de Congonhas e Ouro Preto, foi impedida pela mineradora Vale S.A., mesmo com agendamento prévio aprovado no âmbito da Comissão de Meio Ambiente da Casa. A agenda tinha como objetivo fiscalizar in loco as condições das estruturas após os recentes rompimentos de diques nas minas localizadas na região, fato que tem gerado preocupação quanto à segurança das operações, dos trabalhadores, das comunidades do entorno e dos impactos ambientais.

A visita foi requerida pela deputada estadual Beatriz Cerqueira e contou também com a mobilização da deputada Bella Gonçalves, parlamentares que vêm acompanhando de perto a situação das estruturas de mineração em Minas Gerais e defendendo maior rigor na fiscalização e transparência das informações prestadas pelas empresas.

Além das deputadas e da comitiva da Assembleia Legislativa, representantes da sociedade civil e autoridades regionais também participaram da agenda. Entre as presenças, esteve a vereadora Damires Rinarlly, sendo a única parlamentar do legislativo municipal de toda a região a acompanhar presencialmente a visita fiscalizatória.

Damires Rinarlly reafirmou seu compromisso com a defesa da vida, da segurança e do meio ambiente e destacou. “As empresas são necessárias na nossa região, sobretudo por serem grandes geradoras de emprego e fundamentais para o fortalecimento da economia. No entanto, é indispensável que haja segurança e responsabilidade com os trabalhadores, com as comunidades e com o meio ambiente. Desenvolvimento econômico não pode caminhar dissociado da proteção à vida”, ressaltou a vereadora.

A parlamentar também reforçou que impedir uma visita institucional previamente aprovada representa um grave desrespeito ao papel fiscalizador do Legislativo e à população que vive nos territórios impactados pela atividade minerária. As medidas cabíveis serão tomadas pelo Poder Legislativo Estadual e que os órgãos competentes garantam o pleno acesso institucional às áreas, assegurando a fiscalização necessária e a adoção de medidas que previnam novos incidentes.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp