O Programa Tarifa Zero completou um ano de funcionamento em São João del-Rei consolidando-se como uma das principais políticas públicas de mobilidade urbana do município. De acordo com pesquisa realizada com usuários do sistema, a iniciativa alcançou índice de aprovação de 83%.Os dados revelam que o programa beneficia principalmente famílias de baixa renda. Segundo o levantamento, 92,76% dos usuários pertencem às classes D e E, com renda de até dois salários mínimos. Para esse público, a gratuidade do transporte representa uma importante economia no orçamento doméstico, além de ampliar o acesso ao trabalho, à saúde, à educação e a outros serviços essenciais.
A pesquisa também aponta que mais da metade dos passageiros utiliza o transporte coletivo diariamente. Cerca de 56% dos entrevistados afirmaram usar o sistema todos os dias. Entre os principais motivos das viagens estão o deslocamento para o trabalho, citado por 45% dos usuários, e o acesso a serviços de saúde, mencionado por 21,15%.
Além dos impactos sociais, o programa apresenta reflexos positivos na economia local. O estudo estima que cada usuário economiza, em média, R$ 160,83 por mês com transporte. Com isso, aproximadamente R$ 5,4 milhões deixam de ser gastos mensalmente em passagens e passam a circular em outros setores da economia do município.Segundo os dados divulgados, o custo operacional do Programa Tarifa Zero é de cerca de R$ 1,2 milhão por mês. Ainda assim, o retorno econômico estimado chega a 4,5 vezes o valor investido, impulsionando o comércio local e favorecendo diferentes atividades econômicas.
O levantamento também aponta benefícios para empresas da cidade, que passaram a contar com maior facilidade de deslocamento de trabalhadores, além de registrar impactos positivos na inclusão social, no acesso ao lazer e na integração da população.A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 20 de maio de 2026, com 383 entrevistas presenciais distribuídas em sete regiões de São João del-Rei. O estudo possui margem de erro de 5% e nível de confiança de 95%. Após um ano de funcionamento, o Programa Tarifa Zero segue sendo apontado como uma ferramenta de inclusão social, mobilidade urbana e fortalecimento da economia local, ampliando o acesso da população aos serviços essenciais e melhorando a qualidade de vida dos moradores.



