×

Fusões e incorporações alteram quadro partidário da Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete

A cláusula de barreira deixou sem participação no fundo partidário legendas que não atingiram o percentual mínimo de 2% dos votos válidos, com 1% em 9 unidades da federação ou a eleição de 11 Deputados Federais.

Para não ficarem de fora da participação do Fundo Partidário, algumas legendas se anteciparam formando as Federações Partidárias, que tem o mesmo efeito das coligações, porém com prazo de validade de quatro anos, não podendo ser desfeitas para as eleições municipais do próximo ano. Foram formadas três Federações: “Brasil da Esperança” composta por PT-PV-PC do B; “Sempre Pra Frente”, composta por PSDB-Cidadania e a REDE-PSOL, com validade até 2026.

Antes mesmo das Federações serem formadas, ainda em 2021, os partidos DEM e PSL se fundiram para dar origem ao União Brasil. Outras legendas esperaram o primeiro turno da eleição de 2022 para avaliarem a possibilidade fusão ou incorporação de legendas. A diferença entre estes dois processos é que no primeiro dois ou mais partidos se unem para formarem uma nova legenda e no segundo uma legenda deixa de existir para ser incorporada a outra.

Após as eleições Patriota e PTB se fundiram para dar origem ao Mais Brasil, enquanto o Podemos incorporou o PSC e o Solidariedade incorporou o PROS. Com a exceção do União Brasil, criado em 2021, os demais processos de fusão/incorporação foram para ajustar as legendas à cláusula de desempenho e manutenção do fundo partidário. Este novo quadro partidário nacional alterou o quadro partidário da Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete e pode refletir na próxima eleição municipal.

O Vereador Erivelton Jaime, eleito pelo Patriota está filiado ao Mais Brasil. Os Vereadores Fernando Bandeira e João Paulo Rezende, eleitos pelo DEM estão filiados ao União Brasil. O Vereador Sandro José, eleito pelo PROS está filiado ao Solidariedade. A Vereadora Damires Rinarlly, assim como os Vereadores Professor Eustáquio e Professor Osvaldo, eleitos pelo PV e Pedrinho, eleito pelo PT, embora continuem nos mesmo partidos que foram eleitos passam a integrar a Federação Brasil da Esperança. Os demais Vereadores: André Menezes, eleito pelo PL; Giuseppe Laporte, eleito pelo MDB; Pastor Angelino, eleito pelo PP; Renato Pelé, eleito pelo Podemos e Vado Silva eleito pelo DC, continuam na mesma legenda pela qual foram eleitos.

O quadro abaixo sintetiza a situação partidária dos Vereadores em 2020 e em 2023.

Vereador (a)Partido em 2020Partido em 2023Federação
André MenezesPLPLNão
Damires RinarllyPVPVBrasil da Esperança
Erivelto JaimePatriotaMais BrasilNão
Fernando BandeiraDEMUnião BrasilNão
Giuseppe LaporteMDBMDBNão
João PauloDEMUnião BrasilNão
Pastor AngelinoPPPPNão
PedrinhoPTPTBrasil da Esperança
Professor EustáquioPVPVBrasil da Esperança
Professor OsvaldoPVPVBrasil da Esperança
Renato PeléPodemosPodemosNão
Sandro JoséPROSSolidariedadeNão
Vado SilvaDCDCNão

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp