Foram 15,4 bilhões de litros vendidos, segundo o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv)
Você se lembra de quanta cerveja bebeu em 2022? Só no último ano, a indústria cervejeira vendeu o equivalente a cerca de 74 litros por brasileiro. Foram 15,4 bilhões de litros, o bastante para abastecer com dezenas de litrões a população de aproximadamente 207,75 milhões de habitantes do país, calculada pela estimativa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O volume de cerveja foi o maior pelo menos desde 2014, de acordo com dados compilados pela empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International para o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv). O número representa um crescimento de 8% em comparação a 2021, quando o volume foi de 14,3 bilhões de litros.
Com o salto, a cadeia cervejeira faturou R$ 277,4 bilhões em 2022, 19,8% a mais que os R$ 231,6 bilhões faturados no ano anterior. O Sindicerv avalia que a alta de vendas foi impulsionada pelo retorno de grandes eventos, como torneios esportivos e festivais de música, após os anos de restrição da pandemia de Covid-19.
Como é habitual no mercado, Skol e Brahma lideraram as vendas. Outro destaque apontado pelo Sindicerv são as cervejas sem álcool. As vendas cresceram 37,6% em um ano e alcançaram 390 milhões de litros.
A alta de consumo não foi freada sequer pelo aumento de preços, que ficou acima da inflação acumulada em 12 meses em dezembro de 2022. A cerveja para consumo em casa ficou 9,37% mais cara e o preço da compra fora, 6,42%. Para este Carnaval, o consumidor já pode preparar o bolso também, já que pelo menos a Heineken acaba de aumentar o preço do rótulo.
FONTE O TEMPO