Um dos gargalos na área da saúde em Lafaiete é a lotação de médicos nos Programas de Saúde da Família (PSF). A constante falta de profissionais é alvo de críticas dos usuários. Sucessivos processos seletivos não conseguem preencher as vagas. A principal alegação é o baixo salário que gira em torno de R$5 mil para 8 horas diárias.
Ontem, na sessão da Câmara, o vereador Lúcio Barbosa (PSDB) discursou na Tribuna elogiando a equipe da atenção básica e os funcionários comemorando que as unidades de saúde estão funcionando com todos os médicos no trabalho. “Recebei uma grande notícia. Todos os PSF’s de Lafaiete agora têm médicos. É algo inédito. Aos poucos estão resolvendo a questão da saúde pública em nossa cidade Parabéns a todos envolvidos e ao secretário de saúde que tomou posse há menos de 15 dias”, assinalou Lúcio.
Novos PSF”s
Atualmente funcionam 28 PSF’s em Lafaiete. Em abril, a secretaria de saúde inaugurou 3 unidades (Gagé, Bela Vista e Arcádia).
Há menos de 40 dias, o Plenário do Conselho Municipal de Saúde, em Reunião Ordinária, aprovou por unanimidade a criação de mais 3 novos PSF’s. As novas unidades a serem instaladas no São João/Amazonas, São João/Alexandrina de Queiroz, e São Judas Tadeu na UBS Belavinha. Ainda não há data definida para as inaugurações dos três novos PSF’s.
Os conselheiros estabeleceram condicionantes obrigatórias para as novas unidades entre as quais a adequação imediata de suas instalações para a acessibilidade para os usuários com necessidades especiais, a instalação do consultório odontológico, com o início de atendimento imediato e veda a transferência dos PSF’s, em funcionamento para os endereços aprovados para o funcionamento.
Visita
Seguindo sua rotina de visitas e sempre atento às questões da área da saúde o Prefeito Mário Marcus visitou nesta terça-feira, 11/09, as unidades de PSF Santa Matilde 1 e Santa Matilde 2. Na oportunidade conversou com usuários e funcionários a fim de conhecer as demandas. Segundo informações da Secretaria de Saúde, com as recentes contratações, a falta de médicos nos PSFs foi solucionada, tendo médicos atendendo em todas as unidades.
Leia também:
Conselho de Saúde aprova criação de novos PSF’s, mas impõe condicionantes