A coordenação do Movimento dos Moradores do Residencial, em Congonhas, dois dias após assembleia que lotou a comunidade, entregou ao Prefeito Zelinho (PSDB) um documento em que cobra uma ação concreta em favor do bairro.
A reunião aconteceu na prefeitura e contou com a presença do Presidente da Câmara, o vereador Igor Souza (PTB).
Dias antes do encontro com o gestor municipal, o movimento foi até a sede da CSN para entregar uma pauta de reivindicações entre as quais a suspensão das atividades da barragem. Agora os moradores aguardam uma posição da mineradora.
Cerco
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Neilor Aarão, divulgou nota em que a Prefeitura de Congonhas, determinou como medida preventiva, que as empresas CSN, Ferrous, Gerdau e Vale, façam a revisitação de todos os protocolos de segurança nas barragens localizadas em Congonhas, devendo dar ciência das condições e conformidades não somente aos órgão municipais e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, à ANM (Agência Nacional de Mineração) e ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais, em até 30 dias, sendo interpretada a ausência de resposta como recusa, implicando em multa diária de R$2.000 UPMC.