A prefeitura de Piranga iniciou nesta segunda-feira (20/01) a obra de intervenção na avenida Benedito Valadores, conhecida também como calçadão, que tem o objetivo resolver um antigo problema com as carretas que transitam pela cidade, melhorando o fluxo. No último ano, os moradores sofrem com o intenso tráfego pesado de minério e outros produtos que corta a área urbana, deteriondpo casas e o patrimônio histórico.
Conforme faixas existentes ao longo da BR 482, o trânsito nesse trecho urbano da via está provisoriamente impedido para caminhões e carretas (apesar de alguns motoristas desrespeitarem o aviso). Veículos de passeio estão cruzando o trecho mediante sinalização de “pare e siga”. A previsão é que a interdição se estenda até o dia 27 de janeiro, ou seja, por uma semana. A Copasa atua em conjunto com a prefeitura, fazendo o trabalho de implantação da rede de abastecimento e coleta. A atenção deve ser redobrada pra quem precisa passar pelo trecho.
A polêmica obra iniciada em
2018 provocou indignação a população que viu o antigo calçadão ser destruído sem nenhuma consulta a Câmara Municipal e nenhum esclarecimento aos moradores. “ Foi uma falta de sensatez do atual Prefeito que quis resolver o problema do trânsito de carretas na cidade rapidamente e deu tudo errado. Isso resultou no atraso da obra e muita dor de cabeça para ele, para os vereadores e para a população”, comentou a moradora da Rua do Mercado, Sãozinha de Assis, professora aposentada que é também do Movimento contra as Carretas e que vem sofrendo também com os impactos das carretas e finalizou dizendo: “ Torcemos para que a
obra realmente melhore o trânsito das carretas na cidade mas, eu e a maioria da população queremos é a construção do contorno para tirar de vez estes tráfego pesado, principalmente as carretas de minério, que hoje vem trazendo um transtorno, com forte impacto nas ruas e nas casas por onde circulam essas carretas”.
A obra que estava um aos paralisada vem gerando grande expectativa nos moradores de Piranga e com previsão para ser entregue ainda antes do Carnaval, período que Piranga recebe milhares de Turistas e o aumento de veículos, uma vez que que a cidade é caminho para se chegar nas praias capixabas e do extremo sul da Bahia.
Mas fica uma pergunta: porque as empresas e mineradoras que geraram este caos não financiam a obra?
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