Avelina Maria Noronha de Almeida
“Nunca deixou de exercer a medicina, o que sempre fez com enorme talento e grande amor à profissão.”
Em 15 de junho de 1881, por carta Imperial, DOM PEDRO II, em reconhecimento de dos serviços prestados a Minas Gerais quando UM GRANDE SURTO DE VARÍOLA ACOMETEU A PROVÍNCIA, concedeu o título de NOBREZA BARÃO DE COROMANDEL ao queluziano JOSÉ FRANCISCO NETTO. Este ilustre médico apresentou-se como voluntário e foi pessoalmente tratar dos variolosos, num isolamento que ele sugeriu que fosse feito, sendo acatada sua sugestão, junto à cidade de Mariana
Embora tivesse ativa vida política, era imensamente dedicado à Medicina. Foi brilhante sua tese de mestrado : A FORMAÇÃO E PROPAGAÇÃO DOS SONS DA VOZ HUMANA. Em 19 de dezembro de 1850 conquistou o Doutorado na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro,onde fizera o curso de Medicina, com a tese::SOBRE O PROGRESSO DO DESENVOLVIMENTO ORGÂNICO – AS IDADES PODEM SERVIR À DETERMINAÇÃO DA VASCULOSIDADE DO CORGO HUMANO E ESPECIE D’ELLA?
‘JOSÉ FRANCISCO NETTO, primeiro e único BARÃO DE COROMANDEL, nasceu em Congonhas . em 1827, filho de Francisco José Netto e Maria Rita Alves.
Imagem da Internet
Radicado em Itaverava, viveu primeiramente na sede do distrito queluziano, mudando depois para sua Fazenda do Ribeirão. Casou-se com Priciliana Almeida Netto e tiveram 8 filhos: Adelaide, Francisca, Francisco, Maria da Conceição, Prsciliana, Manoel, José e Amélia.
No livro: “ITAVERAVA: NÚCLEO DE BANDEIRANTES” de Antônio Emídio Lana está o seguinte:
“Nunca deixou de exercer a medicina, o que sempre fez com enorme talento e grande amor à profissão.
Morreu a 3 de janeiro de 1886,com 57 anos, em ITAVERAVA, na Fazenda do Guarará, para onde fora em desempenho dos seus misteres profissionais.”
Imagem da Internet: Fazenda do Guarará
Também consta no mesmo livro:
“SEMPRE PROCUROU PRESTIGIAR A TERRA ONDE VIVIA, TENDO MESMO, EM CERTA OCASIÃO, CONSEGUIDO VERBA SUBSTANCIAL DO GOVERNO PARA A CONSERVAÇÃO DE SUA BELA IGREJA BARROCA.”
Sua TRAJETÓRIA POLÍTICA FOI TAMBÉM BRILHANTE:
- Chefe do Partido Liberal.
- 1º vice-presidente da província de Minas Gerais, nomeado por carta; imperial de 18 de dezembro de 1880; Foi 1º vice-presidente da provícia de Minas Gerais, nomeado.
- Assumiu a PRESIDÊNCIA DA PROVÍNCIA de 30 de dezembro de 1880 a 5 de maio de 1881, por impedimento do Presidente.
- Deputado em Minas Gerais, nas legislaturas de 1880,1882e 1886, então presidente da Assembléia.
Imagem da Internet: RUA BARÃO DE COROMANDEL em Conselheiro Lafaiete