Termina neste domingo (30) o prazo final para as convenções partidárias na deliberação sobre as escolhas dos candidatos a prefeito de Lamim (MG) nas eleições suplementares de 4 de junho. Pelo calendário oficial, no dia 3 de maio, será encerrado o prazo para entrega dos pedidos de registros de candidaturas à Justiça Eleitoral. A partir do dia 4 de maio, os candidatos podem iniciar a propaganda eleitoral. Em função das eleições, a mais importante festa do calendário, Laminense Ausente, foi adiada para 8 a 11 de junho
Os candidatos
A menos de 72 horas da definição do quadro eleitoral, as articulações e negociações estão intensas nos bastidores. Tradicionalmente, a cidade mantém uma disputa polarizadas entre 2 grupos políticos hegemônicos. Pela apuração de nossa reportagem surgem ao menos 4 pretendentes ao pleito julino. A atual mandatária, Mirene das Graças (PP), vem para a disputa. Ela está no cargo desde dia 1º quando foi eleita a Presidente da Câmara e assumiu interinamente o comando da cidade. Seu grupo aposta na sequência no comando de Lamim.
Já no campo oposicionista, 3 nomes buscam conquistar a conquista dos votos dos insatisfeitos. Outro nome é do ex-secretário de saúde na fgestão do ex-prefeito Marcão (2017-2020), Antônio Carlos de Moraes (Cidadania) também conhecido como “Tuniquinho”.
Um deles é do ex-vereador e ex vice-prefeito, Severiano Afonso dos Santos (PSD), mais conhecido como Viano. Outro pretendente que surge na contenda eleitoral é o petista Arlindo Nogueira, Arlindo da Rádio Pop. Ao que tudo indica, as 4 candidaturas devem convergir para um alinhamento político concentrando a disputa em 2 nomes.
Informações
Estão aptos para votar os eleitores inscritos no município até o dia 4 de janeiro de 2023. A votação será das 8h às 17h, com as mesmas Mesas Receptoras de Votos constituídas para as eleições que aconteceram em novembro de 2020. As eleitoras e os eleitores que não puderem comparecer às urnas poderão fazer a justificativa no próprio dia 4 de junho pelo aplicativo e-Título. Quem não fizer a justificativa na data da votação terá 60 dias para o procedimento, podendo realizá-lo também no e-Título ou no sistema Justifica.
A partir do dia 3 de maio até a proclamação dos candidatos eleitos, o cartório eleitoral da 87ª ZE, de Conselheiro Lafaiete (responsável pelo município de Lamim) funcionará das 12h às 19h nos dias úteis, e das 13h às 19h aos sábados, domingos e feriados.
Lamim
Em Lamim, o candidato mais votado para a prefeitura em 2020, Roberto Sávio Nogueira Reis, teve o seu registro de candidatura indeferido em razão de condenação por crime ambiental, de acordo com o artigo 1º, I, “e”, item 3, da Lei Complementar nº 64/1990 (leia a notícia).
Enquanto não há candidatos eleitos e empossados nas novas eleições, o presidente da Câmara de Vereadores do município continua respondendo pelo Executivo municipal.
Outras eleições suplementares
Além de Lamim, oito outros municípios já realizaram novas eleições. Em 2021: Campestre e Espera Feliz (13 de junho), São Gonçalo do Sapucaí (4 de julho), Antônio Carlos e Ibertioga (1º de agosto) e Pedra do Anta (12 de setembro). Em 2022, Japaraíba (3 de abril) e Divisa Alegre (11 de dezembro).
A primeira eleição suplementar de Divisa Alegre foi anulada pelo TRE e o município aguarda a marcação de data para um novo pleito.