Você conhece o CNH Social? Com o programa, brasileiros podem tirar a carteira de motorista sem pagar nada por isso!
A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é o documento que comprova que você está apto a dirigir um veículo no Brasil. O documento é emitido pelo DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) de cada estado, após o candidato passar por um processo de formação teórica e prática.
A carteira tem validade de até 5 anos e pode ser renovada mediante exames médicos e psicotécnicos. Existem diferentes categorias de CNH, conforme o tipo de veículo que você pode conduzir: A (motos), B (carros), C (caminhões), D (ônibus) e E (veículos com reboque)
Adquirir a CNH é o sonho de muitos brasileiros, no entanto, nem todos têm acesso ao serviço, que, com todos os processos necessários, pode chegar a custar até R$ 3 mil. Pensando nisso, o governo criou um programa chamado CNH Social.
O que é o programa CNH Social
Essa é uma iniciativa dos governos estaduais que oferece a oportunidade de tirar a carteira de motorista gratuitamente para brasileiros de baixa renda. O objetivo do programa é facilitar o acesso ao mercado de trabalho e promover a inclusão social.
Com o CNH Social, é possível tirar a tão sonhada carteira de motorista sem pagar nada, já que o programa inclui a formação, qualificação e habilitação dos condutores, além de arcar com as demais despesas decorrentes do processo, como pagamento de taxas e tarifas.
Programa está com inscrições abertas em alguns lugares do país
Cada estado brasileiro segue um respectivo edital do programa. Por isso, para se inscrever, é necessário estar atento nas datas do Detran ao qual sua região de moradia pertence. Atualmente, alguns locais estão com as inscrições abertas para o CNH Social.
As vagas para participar são limitadas. Além disso, para estar apto a participar do programa do governo é necessário preencher alguns requisitos. Confira quais a seguir:
- estar devidamente inscrito no CadÚnico (Cadastro Único);
- residir no estado onde a solicitação da CNH for realizada;
- ter, pelo menos, 18 anos completos;
- ter rendo familiar per capita de até meio salário mínimo;
- saber ler e escrever.
Para mais informações e consulta do período de inscrições para o programa CNH Social procure o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) mais próximo da sua residência.
FOTNE CAPITALIST