O professor e poeta Éverlan Stutz foi selecionado no Concurso Pão e Poesia: Edição Comemorativa da Festa Literária de Sabará (FLIS). Devido às medidas de isolamento social, o evento será realizado em formato virtual. A transmissão será via Youtube.com/Tapera68. A abertura será nesta sexta, 27 de agosto, às 17h, com o Projeto Pão e Poesia que traz poesias em embalagens de pão que serão distribuídas gratuitamente para as padarias de Sabará.
A programação conta com narração de histórias, rodas de conversa, encontro com escritores, lançamento de projetos, shows musicais e a parceria com as editoras: Aletria, Arte Impressa, EIS, Quixote +Do, Impressões de Minas e Páginas Editora que estarão com descontos de livros durante a realização da FLIS.
O projeto é patrocinado pelo Fundo Estadual de Cultura e Governo de Minas e conta com o apoio da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias. O concurso é uma realização do Instituto Cultural Aníbal Machado – Borrachalioteca. De acordo com o agitador cultural e mediador de leitura Túlio Damascena, o objetivo é valorizar a literatura contemporânea a partir da popularização da poesia com a impressão de poemas com ilustrações nas embalagens de pão. “Faremos quatro modelos para impressão das poesias selecionadas, com tiragem de 40 mil embalagens”, explica Túlio.
O concurso contou com 167 poesias inscritas. Participaram da seleção 59 municípios e 19 estados brasileiros. Nesta edição especial, os trinta poemas selecionados foram ilustrados por meio de uma oficina de ilustração que foi disponibilizada para os jovens da cidade. O tema do Concurso Poesia e Pão foi escolhido a partir de uma célebre frase de Paulo Freire sobre o verbo esperançar e é uma homenagem ao centenário do patrono da educação brasileira que nasceu em Recife em 19 de setembro de 1921.
“Fiquei emocionado e grato com a seleção porque é necessário manter a esperança neste momento sombrio que vivenciamos. É um projeto de interesse público que incentiva a leitura e difunde o trabalho de poetas e poetisas”, relata o professor Éverlan Stutz, autor do poema “Brincadeiras” que foi selecionado no concurso.
Brincadeiras
uma criança riu dentro de mim
ela brincou de pique-esconde
e embarcou no bonde da fantasia
uma criança riu dentro de mim
e me confidenciou no telefone sem fio
a vida é uma dança de cadeiras
segue teu caminho com a esperança no amanhã
que há de ressurgir…
uma criança riu dentro de mim
A programação completa da VII Feira Literária de Sabará está disponível no site: https://www.borrachalioteca.com.br/flis