A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), confirmou a nossa reportagem a fuga de um detento do presídio de Lafaiete. “Trata-se de episódio envolvendo o preso Valdeir Muniz Pereira, de 25 anos, que obtinha autorização trabalho interno na unidade prisional e, no dia 17.8.2021, conseguiu fugir da unidade enquanto trabalhava em uma obra na parte administrativa do presídio. As circunstâncias da fuga estão em apuração pela Corregedoria da Sejusp. Até o momento, Valdeir não foi recapturado”, assinalou.
Motim
Em 6 e 9 de setembro houve um motim no presídio de Lafaiete mas controlado. Presos foram transferidos para outras unidades do Estado.
Nossa reportagem recebeu denúncias de gritarias e indisciplina no Presídio de Conselheiro Lafaiete durante as noites amedrontando os vizinhos. “Não há registro de casos de subversão da ordem por parte de custodiados da unidade. O Presídio de Conselheiro Lafaiete é localizado em área urbana e a própria movimentação pertinente ao trabalho de gestão prisional pode gerar os barulhos relatados. Não há registros de desvios de conduta e muito menos de “afrouxamento da disciplina dos presos”, finalizou nota enviada a nossa redação.