30 de abril de 2024 06:44

Lafaiete registra variante H3N2 e policlínica chega a mais de 2,5 mil casos de síndrome gripal em dezembro

Lafaiete vive um surto de síndrome gripal. Segundo dados repassados pela Diretora da Atenção Especializada, Diane Fidelis, em novembro de 2021 foram atendidos na Policlínica Municipal 1.556 pacientes com Síndrome Gripal e no mês de dezembro, até o dia 29, foram realizados 2.594 atendimentos, representando um aumento de 40% no comparativo entre os dois meses.
Por outro lado, Lafaiete registrou um único registro de resultado positivo para Influenza A Sazonal, subtipo H3N2.

Medidas tomadas

Segunda a Diretora de Atenção Especializada, a transmissão dos vírus do tipo influenza ocorre, assim como com a gripe comum e com o Coronavírus, por meio de secreções respiratórias passadas de uma pessoa para outra, como gotículas de saliva, tosse ou espirro, principalmente. Além disso, é possível pegar a gripe por contato com superfícies contaminadas com gotículas respiratórias (o que pode incluir qualquer objeto).
A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações e, devido às diversas mutações do vírus, é necessária a vacinação anual contra a gripe. Por isso, todo ano, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Este imunobiológico protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul no último ano.

Orientações

Orienta-se a adoção de outras medidas gerais de prevenção para toda a população. Tais medidas são comprovadamente eficazes na redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, especialmente as de grande infectividade, como o vírus da gripe e do coronavírus, mas não substituem vacina: lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento; utilize lenço descartável para higiene nasal; cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir; evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; mantenha os ambientes bem ventilados; evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe; evite aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados); adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos; em caso de gripe, procure seu médico ou a unidade mais próxima para diagnóstico e tratamento adequados.

Não acabou

“A pandemia de covid-19 ainda não terminou. Acontece que tivemos uma queda considerável no número de casos positivos e também das internações o que pode ter contribuído para um relaxamento das medidas de prevenção pela população, tais como: o uso da máscara, higienização frequente das mãos, uso do álcool em gel e o distanciamento social”, comentou Diane Fideles.
Como já é de conhecimento, a proteção conferida pela vacina não é 100% e ao negligenciarmos estas medidas preventivas as pessoas ficam vulneráveis não só para nos contaminarmos com a covid-19, mas também com outros vírus respiratórios, como por exemplo o Inlfluenza, que assim como a covid-19, possui algumas variantes em circulação e a campanha de imunização geralmente tem início em no mês de abril.
“Por isso é muito importante que todos nós continuemos nos protegendo e seguindo as orientações dos órgãos de saúde para que consigamos manter os números de casos e taxas de internação baixos”, finalizou.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade