Além da sala de aula: faculdade de Lafaiete fomenta a inovação, a sustentabilidade e a cultura da região; instituição comemora um ano de instalação em Lafaiete

15

A Una, que integra a Ânima Educação e completa um ano da sua chegada em Lafaiete, já tem planos definidos para sua atuação na cidade em 2020: ir além da sala de aula. A instituição de ensino, planeja se engajar ainda mais em iniciativas que ajudem a alavancar o desenvolvimento e crescimento da região.

Entre os destaques para 2020, a faculdade será uma das principais parceiras do circuito gastronômico ‘Sabores das Villas’, que promete agitar Lafaiete e outros 12 municípios vizinhos nos próximos meses. O evento, que está em sua 3ª edição, vai apresentar ao público as principais delícias e iguarias típicas da gastronomia local.

O chef Edson Puiati, coordenador do curso de gastronomia da Una, será o curador do circuito e fará o acompanhamento dos participantes durante o processo de criação e preparo dos pratos. Para Tatiana Rezende de Matos, diretora presidente do Circuito Villas e Fazendas de Minas, organizadora do festival gastronômico, o apoio da faculdade abriu novas possibilidades. “Quando a gente repassa isso, de ter a Una com a gente, a nossa credibilidade aumenta. Agregou demais ao nosso evento”, disse ela.

Una amplicou sua inserção social e protagonismo ao partaicipar de civersos projetos regional de desenvolvimento em diversas áreas/DIVULGAÇÃO

Na segunda quinzena de março, a faculdade participa como patrocinadora do Festival ‘Anime Lafa’, evento de inovação voltado para jogos, animação, séries e filmes. A Una também vai marcar presença na ‘Saint Patrick’s Lafa’, que vai contar com apresentação de atrações culturais de relevância regional. Ainda no primeiro semestre, a instituição de ensino realizará dois meetups, encontros para incentivar o networking e o empreendedorismo, em parceria com a diretoria de inovação e tecnologia da prefeitura de Congonhas.

Otimista, o diretor da Una Lafaiete faz balanço positivo das atividades da instituição de ensino na cidade. “Quando olhamos para a relação Una com o município percebemos o quanto ela extrapola os muros do campus e o compromisso de oferecer educação superior de excelência. A nossa instituição de ensino, com muito orgulho, completa um ano de atuação em Lafaiete. Neste período, reafirmamos o jeito Una de ser. Estamos em Lafaiete para transformar a cidade pela educação”, comenta Vinícius Costa, diretor da faculdade.

Protagonismo de Lafaiete em 2019

Ao olhar para trás, a retrospectiva da Una Lafaiete em 2019 é de total engajamento e envolvimento com o município. Atualmente com a oferta de 13 cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento, como Agronomia, Biomedicina, Nutrição, Estética e Cosmética, Administração, Farmácia e Engenharias, no ano passado, a faculdade promoveu diversas iniciativas que abriram as portas da instituição de ensino para alunos e toda a comunidade.

“A Una expandiu os cursos na nossa cidade. E por ser um grupo educacional forte, ela consegue despertar em Lafaiete um sinal de protagonismo. Porque a região toda passa a vir para a cidade, buscando cada vez mais estudo e qualificação. Isso consequentemente gera mais empregos e aumenta a nossa rede por completo”, comenta Leandro Chagas, presidente da Acias – Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Lafaiete.

Com percepção parecida, a diretora presidente do Circuito Villas e Fazendas de Minas, Tatiana Rezende de Matos, diz que o conhecimento vindo da academia movimentou o mercado regional em vários setores. “A região tem Lafaiete como referência para tudo. Para emprego, para estudar. E ter a Una hoje tão central, de fácil acesso e com cursos tão diversificados, a gente vê como crescem as oportunidades”, acrescenta Tatiana.

Entre as principais ações ao longo de 2019, a Una realizou evento gratuito de capacitação profissional para professores dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas e particulares que reuniu mais de 120 educadores de Lafaiete e região em oficinas profissionalizantes. Além disso, o 1º ‘ExpoUna’ expôs para a população todo o conhecimento científico e trabalhos de pesquisa e inovação produzidos por alunos da faculdade.

Além disso, estudantes do curso de Agronomia, sob supervisão de professores, iniciaram o apoio à Copasa no programa ‘Pró-mananciais’, que tem entre os objetivos proteger e recuperar as microbacias hidrográficas do município e cidades do entorno. A instituição de ensino também contribuiu levando palestrantes de destaque nas reuniões da Amalpa (Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba).

“Penso que chegamos com êxito até aqui. Trabalhamos incansavelmente para que a Una Lafaiete seja referência e se destaque pelo primor e pela excelência na missão de educar. Vamos continuar avançando de mãos dadas com a comunidade. E com olhar atento para a formação de profissionais preparados para num futuro próximo serem capazes de colocar toda a região em um novo patamar de desenvolvimento”, disse Vinícius Costa, diretor da Una Lafaiete.