Congonhas investe na preservação da Igreja de N. Sra. da Soledade em Lobo Leite

16

Congonhas terá mais um patrimônio histórico reformado: a Igreja de Nossa Senhora da Soledade, localizada em Lobo Leite. A previsão é de que a obra comece na próxima semana, sendo concluída em quatro meses. A Prefeitura e a Reteng Serviços Especiais Eireli, empresa responsável pela execução dos trabalhos, assinaram a ordem de serviço no último dia 16.

Prefeitura inicia reforma da Igreja de N. Sra. da Soledade em Lobo Leite / DIVULGAÇÃO

Serão realizados o restauro e a pintura de esquadrias e forros; pintura das paredes internas e externas; substituição de telhas e de parte do engradamento; e reintegração do vazio deixado pela cruz do frontão com a inserção de novo elemento. Além disso, as instalações de proteção contra descargas atmosféricas serão refeitas.

A reforma da Igreja será feita com recursos do Fundo Profeta, no valor de R$ 216.671,92. A ação é realizada pela Secretaria de Gestão Urbana, por meio da Diretoria de Patrimônio Histórico (DPHI). O escopo dos serviços foi elaborado pela arquiteta Cristina Trivelato, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA) e passou pela atualização e desenvolvimento do DPH.

Localizada em Lobo Leite, distrito de Congonhas, a Igreja de Nossa Senhora da Soledade foi construída, aproximadamente, no século 18. Essa referência de tempo não pode ser considerada exata, já que faltam documentos que a comprovem, mas a estimativa foi baseada no aspecto externo da edificação e nos elementos de seu interior.

Hoje, está sob os cuidados religiosos da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, de Congonhas, mas já foi ligada à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, também no município, Miguel Burnier (distrito de Ouro Preto), Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco.