Cultura e renda: São Brás promove Festival da Quitanda

16
Cultura e renda: São Brás promove Festival da Quitanda/Reprodução

Vai ter bolo, rosca rainha, quebra quebra, biscoitos, rosquinha, doces e outros quitutes da rica culinária de São Brás do Suaçuí. No dia 31 de março, a cidade promove o Festival da Quitanda, um evento genuíno que pretende resgatar as iguarias artesanais, suas receitas, desenvolver uma identidade cultural e promover a culinária como uma alternativa de renda. Será uma oportunidade também de divulgar as quitadas e transformar este acervo coletivo em potencial econômico e social. O evento visa também despertar e incentivar  novas práticas de empreendedorismo em São Brás.

Há mais de 4 meses um grupo de quitandeiras se reúne para discutir e formatar o evento. Elas terão a sua disposição stands padronizados para expor e vender seus produtos. O objetivo é regatar a cultura dos quitutes.

O evento acontecerá na praça principal, promete agitar a cidade e atrair visitantes. Além dos quitutes tradicionais, haverá cerveja artesanal, tira gostos, caldos e música boa. O projeto nasceu para agregar valor a culinária local e transformar as próprias experiências adquiridas ao longo dos séculos em um produto na promoção de São Brás o que na prática significa estimular novas atividades na comunidade a partir do saber ancestral preservado pelas gerações. “A nossa intenção é despertar nossas potencialidades, desenvolver esta atividade de forma que gere renda e emprego e preservando nossa cultura através da culinária. Tem um diamante a ser lapidado, mas precisamos unir forças, perseverança para seguir em frente com este projeto auspicioso”, disse o empresário Renato Lara, um dos organizadores do evento que conta também com o apoio da prefeitura municipal. “Temos capacidade de transformar este evento em uma vitrine para nossa cidade agregando novos valores da nossa cultura. Mas estamos dando um passo”, assinalou.

Serviço:

Sábado, 31 de março

Festival de Quitanda

A partir das 8:00 às 18:00 horas

Local: Praça principal- São Brás do Suaçuí