Daniel Figueiredo, ex-aluno da Casa de Música, se apresenta em Ouro Branco

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O concerto celebra a formatura do músico na Universidade do Estado de Minas Gerais e será no dia 9 de dezembro, quarta-feira, às 19h, no auditório do hotel Verdes Mares

A Casa de Música de Ouro Branco inicia a programação de concertos que encerram as atividades de 2015.  Dia 9 de dezembro, quarta-feira, Daniel Figueiredo, ex-aluno da associação e primeiro contrabaixista da Orquestra de Câmara de Ouro Branco, se apresenta às 19h, no auditório do Hotel Verdes Mares de Ouro Branco, acompanhado por Islei Correa (piano) e Vítor de Abreu (viola).

O concerto é especial, já que celebra a formatura do músico no curso de Bacharelado em Contrabaixo pela Universidade do Estado de Minas Gerais, na classe do professor Valdir Claudino.

Natural de Belo Horizonte, Daniel iniciou os estudos na Casa de Música de Ouro Branco em 2000. Desde então tem traçado um caminho de brilhante. No ano seguinte, foi contemplado com uma bolsa para ter aulas de contrabaixo na capital mineira com o professor Valdir Claudino. Começou a participar de vários festivais de destaque, onde teve a oportunidade de estudar com professores renomados como Valéria Guimarães (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Ricardo Vasconcelos (Universidade de Brasília), Sérgio de Oliveira (SP), Hudson Cunha (MG), Diana Gannett (University of Michigan/EUA) e Volkan Orhon (University of Iowa/EUA).

Em 2012, Daniel foi selecionado para ter aulas durante o mês de julho com o Contrabaixista virtuose Szymon Marciniak (Polônia), no Prins Claus Conservatorium da Universidade Hanzehoegschool de Ciências Aplicadas, em Groningen (Holanda).

 

Desde março de 2008 é Contrabaixista da Orquestra de Câmara Opus de Belo Horizonte e professor de Contrabaixo do Projeto “Petrobras – Orquestra Jovem das Gerais”, em Contagem (MG). Atualmente também leciona Contrabaixo no Curso de Aperfeiçoamento Musical do CEPEM – BH e no Projeto “Vale – Inhotim / Escola de Cordas” em Brumadinho (MG). Além disso, como músico de orquestra, já se apresentou em diversas cidades no Brasil, Peru,  Holanda, Alemanha e França.

 

Repertório

 

O programa do concerto tem início com Poema IV, de Marlos Nobre, pianista, regente e compositor nascido no Recife em 1939. Em seguida, Daniel apresenta Prélude, de Hans Fryba (1899 – 1986), peça para contrabaixo solo. A terceira composição é Sonata, do austríaco Karl Ditters von Dittersdorf (1739 – 1799). Logo depois é a vez de Après un Rêve , do francês Gabriel Fauré (1845 – 1924). Fauré foi um dos mais proeminentes compositores da sua geração e seu estilo musical influenciou muitos músicos do século XX. O encerramento do concerto será com Concerto Op. 3, de Serge Koussevitzky (1874 – 1951), maestro, compositor e baixista russo, conhecido por seu longo mandato como diretor musical da Orquestra Sinfônica de Boston, de 1924 até 1949.

 

A entrada é gratuita.

A Casa de Música conta com patrocínio da Gerdau, Milplan Engenharia e White Martins através das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura.

Casa de Música de Ouro Branco

A Casa de Música é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita. Criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos, a entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos.

Mais informações: www.casademusica.org

 

SERVIÇO

Concerto de formatura – Daniel Figueiredo

Daniel Figueiredo – contrabaixo

Islei Correa (piano)

Vítor de Abreu (viola).

 

9 de dezembro – quarta-feira

Horário: 19hh

Local: auditório do Hotel Verdes Mares (rua Santo Antônio, 115, Centro, Ouro Branco)

 

Entrada gratuita

 

PROGRAMA

 

1 – POEMA IV – Marlos Nobre (1939)

 

2 – PRÉLUDE – Hans Fryba (1899 – 1986)

Para Contrabaixo Solo

 

3 – SONATA – Karl Ditters von Dittersdorf (1739 – 1799)

Para Contrabaixo e Viola

Allegro

Menuetto I

Adagio

Menuetto II

Andante (Tema con variazioni)

 

4 – APRÈS UN RÊVE – Gabriel Fauré (1845 – 1924)

 

5 – CONCERTO OP. 3 – Serge Koussevitzky (1874 – 1951)

Allegro

Andante

Allegro

 

Foto:divulgação

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
FacebooktwitterFacebooktwitter

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *