Hoje tem cultura em Lafaiete: Madrigal Roda Viva promove encontro de gerações no Projeto Concertos na Matriz

12

O Madrigal Roda Viva alcança sua maior idade, 21 anos, de muita música, arte, cultura e entretenimento de qualidade ofertada à comunidade lafaietense e região. Para festejar esta longa jornada, o Madrigal vem orquestrando eventos pontuais dentro da programação do ENCANTA LAFAIETE, entre os quais, o próximo evento do Projeto “Concertos na Matriz”, em seu quinto ano consecutivo, que terá como convidado o Coro de Câmara Libre Cantare de Itabirito.

Criado em 2001, o coro de Câmara Libre Cantare Começou apresentando concertos em Itabirito e cidades próximas de Minas Gerais, como Ouro Preto, Sete Lagoas, Belo Horizonte, Ipatinga e Mariana – MG. Nos anos seguintes, representou o estado de Minas Gerais em Goiás, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Espirito Santo em encontros de corais Nacionais e Internacionais.
Considerado de Utilidade Pública, O Coro de Câmara recebeu em 2008, a medalha de honra Homem Del Rey, concedida pela Câmara Municipal, devido aos relevantes serviços prestados em prol da cultura e da grandeza de Itabirito. Conquistou o 1º Lugar no Concurso de Corais promovido pelo Itaú Power Shopping.

Apresentou-se em municípios da Estrada Real e ao final da Turnê gravou seu primeiro CD, apreciado por Danilo Caymmi. Foi convidado, de forma reiterada a representar o Brasil no Festival Internacional de corais em Viena, na Áustria.

O Coro de Câmara tem como missão colaborar, por meio da promoção da cultura, para o desenvolvimento humano e a inclusão social da juventude, promovendo oportunidades, fomentando a criação e o desenvolvimento sustentado, através da capacitação e do aperfeiçoamento técnico de agentes multiplicadores, na busca de soluções que contribuam com a remoção da exclusão social.
Seu repertório, embora eclético, contempla obras consagradas dos grandes nomes da literatura musical erudita mundial. Regência, preparação vocal e a direção artística do grupo são exercidas pelo maestro fundador, Leandro Henrique Dantas, que contabiliza marcantes participações em respeitáveis eventos de importantes palcos do Brasil e exterior.

O Concerto ainda pretende festejar os 25 anos do Coral Cantata do Colégio Nazaré. Coro que ocupou grandes palcos do país, entre os quais o Palácio das Artes – BH, Casa da Ópera – Ouro Preto, Cassino da Urca – Poços de Caldas, e outros grandes Teatros do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro.

Durante duas décadas o coro foi alvo de grandes convites vindos da Espanha, Portugal, Itália, e de todo o continente sul americano, inclusive, alguns registrados por esse semanário.
O Coro se tornou berço formador de grandes talentos artísticos e principalmente, espaço para colaborar na lapidação de cidadãos e cidadãs de pensamento critico e modeladores da sociedade.

A nova geração de cantores segue forte e desejosa de enfrentar os desafios. Para tanto na próxima cena, o grupo está preparando três números encantadores e terá o acompanhamento da 31´s Band Rock. Formação musical que tem como vocalista e âncora o Tenor Fernando Barros, da primeira geração de cantoras do Cantata. Será um belo encontro de gerações, artífices de uma linda e indispensável história.
O evento também contará com a participação do Coral Veritas de Carandaí, que se juntará ao Madrigal numa só formação para interpretarem belíssimas canções do folclore nacional, entre outras.

O Maestro Geraldo Vasconcelos está muito animado e assegura que será um dos mais belos Concertos, dentro de um dos Projetos do Encanta Lafaiete, que é o “Concertos na Matriz”.