fbpx
18.4 C
Conselheiro Lafaiete
quarta-feira, 28 outubro 2020
Início Economia INSS facilita atualização de dados cadastrais para aposentadoria

INSS facilita atualização de dados cadastrais para aposentadoria

o INSS deixou de exigir a documentação original para atualização do Cnis e também está aceitando cópias simples para  a realização da análise de requerimentos de benefícios.

Os segurados que estão em busca da aposentadoria e estão com falhas no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) ou estão na fila de 777 mil requerimentos para cumprir exigências no INSS poderão conquistar a renda previdenciária com mais facilidade.

Neste mês, o INSS deixou de exigir a documentação original para atualização do Cnis e também está aceitando cópias simples para a realização da análise de requerimentos de benefícios. Portanto, as cópias autenticadas estão dispensadas.

De acordo com a portaria nº 892, a dispensa está válida desde o dia 2 deste mês e vale para requerimentos em andamento e em qualquer fase do processo de reconhecimento e manutenção de direito.

No entanto, existe  uma exceção, sendo nos casos de processos em que há apuração de irregularidade, cuja origem sejam as informações nos documentos. De acordo com o INSS, comprovantes originais também poderão ser exigidos havendo dúvidas do órgão quanto à autenticidade ou à integridade do documento.

Erro no Cnis

O segurado tem algum problema na concessão ou do cálculo do benefício quando há erro no CNIS. O segurado pode consultar o extrato previdenciário pelo Meu INSS.

Em “Extrato de Contribuição (CNIS)”, o segurado pode conferir o documento com todos os dados. Caso conste alguma inconsistência nas informações, a retificação pode ser feita pelo próprio Meu INSS. O envio de cópias legíveis de documentos como carteiras de trabalho, RG, CPF serão exigidos.(NOTÍCIAS CONCURSOS)

Mais lidas

Jovem médica e bebê morrem em parto

Com pesar comunicamos que faleceu na madrugada de ontem, 10/10, no hospital Bom Jesus em Congonhas, por complicações no parto, a...

Centenas de médicos de todo o mundo assinam uma declaração alertando que a Covid-19 “é a maior fraude de saúde do século 21”

Pedem o fim do clima de terror, irracionalidade, manipulação e mentiras ligadas ao“ maior golpe de saúde do século 21 ”