Ouro Branco investe na preservação do patrimônio cultural: obra Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens

18

A Prefeitura de Ouro Branco, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural realiza os serviços de Drenagem e Reforma do Entorno da Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens.

O prefeito Hélio Campos e o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Edilson Nascimento, equipes da Secretaria de Obras e Secretaria de Cultura visitaram e vistoriaram na manhã dessa quinta-feira, dia 02/07, as obras na Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens e as obras de adequações e melhorias na Antiga Casa Paroquial, no Centro.

As obras, além de preservar a Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens irá possibilitar a valorização de todo seu entorno com a recuperação dos balaustres e iluminação externa do bem histórico.

Os recursos financeiros para execução destes serviços é de R$ 56.535,84 (Cinquenta e seis mil, quinhentos e trinta e cinco reais e oitenta e quatro centavos) foram deliberados pelo Conselho Municipal de Política Cultural oriundos do Fundo Municipal de Patrimônio Histórico, que são exclusivamente  para serem investidos em patrimônios culturais tombados e inventariados de nossa cidade.

A Capela de Nossa Senhora dos Homens foi construída ainda na metade do século XIX, em substituição a uma capela frágil anterior. Seus primeiros registros são do ano de 1865. Está protegida pelo Município, por meio de Tombamento Municipal realizado em 17 de março de 1998. A proteção engloba a capela e seu conjunto arquitetônico e paisagístico composto pelo largo, a escadaria e uma praça lindeira atrás da Capela.