15 de setembro de 2024 16:02

Salário mínimo terá aumento acima da inflação

O valor do salário mínimo deverá ter o primeiro reajuste acima da inflação depois de mais de 3 anos. Para o trabalhador, isso é um sinal de que o poder de compra vai aumentar, o que é sempre uma boa notícia. Com o aumento, além de repor o poder de compra, o trabalhador receberá um “valor adicional”, que permitirá um gasto acima do previsto inicialmente.

Isso porque o Governo Federal estipulou, no orçamento de 2023, uma previsão de inflação maior que a inflação atual. Com isso, o valor do projeto está acima do que a mera correção do salário mínimo. Contudo, o governo petista quer colocar um valor ainda maior, mas não disse quanto.

Salário mínimo mais agradável

O valor do salário mínimo deve ficar mais agradável ao bolso do consumidor no ano que vem. Impactando mais de 35 milhões de pessoas, o valor subirá acima da inflação pela primeira vez em mais de 3 anos. A última vez que isso aconteceu foi em 2019, mas o reajuste foi levemente acima da inflação. Agora, a proposta do orçamento se comunica com a vontade do novo governo de dar aumento real ao trabalhador.

Isso porque o governo petista enviou ao Congresso um projeto para aumentar o salário mínimo. O novo cálculo se baseará na reposição da inflação e adicionar um valor a mais. Esse adicional será a média de crescimento do país nos últimos cinco anos. Segundo o time econômico da equipe de transição, esse reajuste deve ficar entre 1,3% e 1,5%.

Contudo, o próprio valor do orçamento de 2023 já está dando um reajuste acima da inflação. Isso porque o governo de Jair Bolsonaro fez o texto em agosto, com a previsão de inflação em 7,4%. Agora, o Ministério da Economia prevê que a inflação será de 6%. Por isso, o valor de R$1.302, que é o previsto para 2023, já respeitaria a regra do novo governo.

Pode aumentar ainda mais

Contudo, o presidente eleito, Lula, e sua equipe parecem estar dispostos a colocar o salário ainda mais para cima. Isso porque foi enviada uma PEC ao Congresso brasileiro retirando o Auxílio Brasil do teto de gastos de forma permanente. Com isso, abre-se espaço para um reajuste um pouco maior do salário mínimo.

Especialistas já chegaram a cogitar um valor na casa dos R$1.320, mas ainda não há comunicação oficial. Além disso, para que o novo governo consiga, de fato, dar um salário mínimo ainda maior, seria preciso aprovar a mudança na lei, que depende de duas aprovações da Câmara dos Deputados e duas aprovações no Senado.

A proposta do Auxílio Brasil, que se reflete no salário mínimo, vem gerando um grande impasse entre Lula e o mercado financeiro. O medo dos economistas é que o novo governo gaste muito acima do que pode e, com isso, acabe causando estragos maiores na economia. Apesar disso, Lula segue reiterando de que vai ser responsável com o dinheiro público.

FONTE BRASIL123

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade