21 de junho de 2024 17:04

Vereadores cobram edital de licitação para concessão do transporte público

Há mais de 2 anos Lafaiete vive uma crise no transporte público, serviço atualmente atendido provisoriamente, há mais de 17 meses, pela empresa Umuarama. A cidade chegou a ser abastecida por vans escolares diante do fim do contrato com a famigerada Viação Presidente.
Desde agosto de 2021, quando a atual concessionária assumiu o serviço, a Lafaiete vive a expectativa de uma nova licitação para setor. A prefeitura contratou uma empresa para o estudo viário e de mobilidade de urbana para subsidiar a elaboração do novo edital.
Por outro, a demora do certame, preocupa os vereadores e o tema foi alvo de discussões, cobranças e críticas. O Vereador Erivelton Jayme (sem partido) apresentou um requerimento no qual a Casa Legislativa marcará uma reunião para debater o transporte público e a nova licitação e contará com a presença de representantes da prefeitura e secretários. Já o vereador Pedro Américo (PT) solicitou informações do prazo para a publicação do edital e nova licitação.
“Já não há mais desculpa para a realização da licitação. O problema é não aparecer nenhuma empresa para assumir o serviço. Da nossa parte tudo o que podíamos fazer foi feito. A cidade está com muitos problemas acumulados e o transporte público é um deles”, assinalou o André Menezes (PP).
Os vereadores citaram que os aumentos de subsídios outros projetos foram votados de forma célebre, mas cobraram maior transparência no processo de contratação da nova empresa que vai operar o serviço por 15 anos. “Já passou da hora da população ter um transporte público de qualidade e pontualidade. O que vemos hoje é reclamação geral por corte de linhas e horários. A povo não pode pagar por erros da administração”, citou Pedro Américo.

Nossa reportagem buscou informações junto a prefeitura, através da assessoria de comunicação, que sinteticamente informou que “o edital está em andamento e deve ser publicado em breve”.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade