Congonhas está inserida no Mapa Gastronômico de Minas Gerais, graças ao tradicional Festival da Quitanda, realizado sempre no terceiro domingo de maio. Lançado neste mês pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (SETUR), o guia, que faz parte do programa +Gastronomia, tem o objetivo de potencializar o turismo gastronômico do Estado. Os sabores congonhense têm ganhado cada vez mais espaço e o resultado desse sucesso pode ser visto em diversas outras ações que valorizam nossa culinária. Um exemplo é a participação das quitandeiras na Feira de Agricultura Familiar e Urbana, realizada todo mês em Belo Horizonte.
O Mapa é dividido em três partes: Festivais Gastronômico, Visitas ao Produtores Locais e Roteiros Gastronômicos. Estão catalogados mais de 150 festivais gastronômicos de Minas Gerais, incluindo o Festival da Quitanda, que envolve mais de 18 cidades do estado, resgatando a tradição das quitandeiras. Também estão classificadas 120 atividades e estabelecimentos abertos à visitação dos turistas, para quem deseja conhecer de perto a rotina dos produtores rurais, além de 27 roteiros gastronômicos registrados.
Baixe aqui o Mapa Gastronômico.
Feira da Agricultura Familiar e Urbana
As quitandeiras de Congonhas participam, todo mês, da Feira da Agricultura Familiar e Urbana, promovida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), por meio do Circuito Liberdade, em conjunto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda). Nesta segunda-feira, 30, elas estiveram presentes em mais uma edição, realizada na Praça da Liberdade.