O anúncio da implantação da sede da Associação de Proteção e Amparo aos Condenados (APAC) de Ouro Branco na comunidade de Carreiras movimenta os moradores. Prevista para se construída no Bairro Rancho Novo, em Lafaiete, a nova área, cedida pela Gerdau, está localizada próxima ao Distrito Industrial, na MG 129. Porém já encontra resistência dos moradores que desde o anúncio oficial do terreno iniciaram uma mobilização contrária a sede da entidade perto de Carreiras.
Indignados, eles espalharam faixas ao longo da rodovia que corta a comunidade expressando revolta já que sequer os moradores foram consultados na construção da APAC. Em meados de novembro, diretores da APAC promoveram uma reunião com a comunidade onde explicaram que a sede não traria reflexos na segurança pública.
Não satisfeitos com as justificativas, a Associação de Moradores formou uma comissão representativa de 4 membros para assumir a iniciativa da discussão da construção da APAC e desde então vem mobilizando os moradores em torno dos interesses da comunidade. “Não fomos ouvidos na definição do terreno. Vieram aqui e explicaram como seria a APAC mas não ficamos satisfeitos e suficientemente informados sobre o assunto. Mobilizamos a comunidade para que ela assuma esta discussão. Nós não concordamos com esta obra em nossa Carreiras”, salientou Cristiano Gilberto, integrante da comissão. No último dia 16 a comissão protocolou junto a prefeitura de Ouro Branco um ofício solicitando inúmeras informações, inclusive a realização de uma audiência pública para discutir e ouvir os moradores sobre os impactos da construção da APAC dentro de Carreiras. O Ministério Público também já foi acionado para intervir no caso da APAC.
Na próxima semana, a comunidade vai ouvir as explicações do Comando da PM sobre a segurança em torno da construção da APAC e seus reflexos na comunidade.
Rancho Novo
Em junho do ano passado, foi lançada a pedra fundamental da APAC de Ouro Branco em um terreno, cedido pela Gerdau, situado no Bairro Rancho Novo. No dia 7 de julho, os moradores promoveram uma reunião onde contestaram a escolha do local, bem perto da comunidade e em uma área situada no Município de Lafaiete.
Após pressão dos moradores e o Ministério Público considerar o terreno muito perto do Sítio Histórico da Varginha, a Gerdau formalizou um novo terreno em Carreiras.
Leia também:
Gerdau formaliza doação de novo terreno para a construção da APAC de Ouro Branco
Sem consenso: audiência pública vai debater obra da APAC e comunidade do Racho Novo contesta obra