24 de abril de 2024 13:15

Garimpando – Notícias de Conselheiro Lafaiete 11

GARIMPANDO NO ARQUIVO JAIR NORONHA

                                        Avelina Maria Noronha de Almeida

                                                 avelinaconselheirolafaiete@gmail.com

 

 NOTÍCIAS DE CONSELHEIRO LAFAIETE – 11

UM DESFILE LUXUOSO NO SÉCULO XVIII EM VILA RICA

 

            Simão Ferreira Machado, que a tudo assistiu, escreveu um livreto do qual  selecionei alguns trechos, porque a narração total é muito extensa.

Imagem da Internet

Vila Rica

Quando se iniciava, no Arraial do Campo Alegre dos Carijós, a construção da nova matriz de Nossa Senhora da Conceição, o povo do arraial estava agitado  para ir a Vila Rica assistir a um desfile luxuoso que superou, em alguns pontos, a riqueza das atuais  Escolas de Samba, pois  não apresentavam apenas vitrilhos, paetês, missangas e brilhos fáceis, mas enfeites de ouro, prata, diamantes, enfim, adereços  de genuína qualidade, e tudo com muita Cultura e originalidade: a Procissão do Triunfo Eucarístico, realizada em  24 de maio de 1773.

O Santíssimo Sacramento fora transferido da matriz do Pilar para a ermida do Caquende, da Irmandade dos Irmãos Pretos de Nossa Senhora do Rosário, a fim de que se construísse uma nova matriz para o culto, pois a existente já se tornara pequena para o grande número de fiéis. Ficando pronto o templo, a Irmandade do Rosário, por conta própria, abriu um caminho beirando a montanha para que por ele passasse, de volta, a Custódia do Santíssimo Sacramento. .

Matriz do Pilar

Imagem da Internet

 Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Imagem da Internet

Simão Ferreira Machado, que a tudo assistiu, escreveu um livreto do qual  selecionei alguns trechos, porque a narração total é muito extensa. As palavras que estiverem em itálico é porque foram transcritas do texto.

A bênção da nova Igreja foi antes, no dia da Ascensão, prosseguindo as festividades com seis dias de luminárias entre os moradores da vila sendo que, num morro altíssimo, as luzes nas casas “pareciam aos olhos luminárias do Céu”..

No dia 24 de maio, nas ruas por onde passaria o cortejo, as janelas ostentavam sedas e damascos, com “lavores de ouro e prata, tremulando as idéias do Oriente, troféus à opulência do Ocidente”. Cinco arcos se erguiam, ricamente ornamentados com ouro e diamantes, o mesmo acontecendo com o altar onde descansaria o Divino Sacramento.

Após a missa e o sermão, saiu a procissão, precedida por uma dança de Turcos e Cristãos, por outras danças de Romeiros ricamente vestidos e pela dança de músicos “em cujas figuras era o ornato todo telas e preciosas sedas de ouro e prata” na qual dois carros faziam uma representação bíblica, saindo da abóboda do primeiro um Cavaleiro que ia  montar a serpente do segundo.

Simbolismos diversos e alusões culturais se faziam sempre presentes, como nas figuras a cavalo simbolizando os quatro ventos, Norte, Sul, Leste e Oeste, cada um deles ornamentado de maneiras diversas. Eis a descrição de apenas um deles:

“O Vento Oeste trazia na cabeça uma caraminhola de tisso-branco, coberta de peças de prata, ouro e diamantes, cingida de uma peluta branca, matizada de nuvens pardas; rematava posteriormente em um laço de fita de prata, cor de rosa, coberto de uma jóia de diamantes; ao alto um cocar de plumas brancas, cingido de arminhos; o peito coberto de penas brancas, umas levantadas outras baixas, todas miúdas; guarnecido de renda de prata, o capilar de seda branca de flores verdes, guarnecido de galões de prata; vestia uns manguitos de cambraia transparente e finíssimas rendas; três fraldões de seda branca e de flores verdes e cor de rosa, guarnecidos de franjas de prata; os borzeguins cobertos de pena; nas costas duas azas e um letreiro do seu nome; na mão esquerda uma trombeta, de que pendia um estandarte de cambraia transparente, bordada a mão, guarnecido de laços de fita de prata, cor de rosa e cor de fogo”.

                  

Participantes do desfile

  Em seguida, “vestidos à trágica”, surgiam, a cavalo, as figuras mais majestosas do cortejo. À frente a Fama, com precioso toucado de flores de diamante ornando-lhe a cabeça e na indumentária de finíssimos tecidos havia, entre outros enfeites, plumas, bordados de ouro, broche de diamante, franjas de ouro. “…sustinha na mão direita, pendente de uma haste de prata rematada em cruz, um estandarte de tela branca, em um uma face pintada a Arca do Testamento, e em outra uma Custódia, sobre um letreiro de letras de ouro que dizia: EUCHARISTIA IN TRASLATIONE VICTRIX”.Os pajens que a seguiam a pé vestiam trajes riquíssimos, representados como Mercúrio.

“Por ministérios destes, dirigiu a Fama, ao povo, vários e elegantíssimos poemas em elogio da solenidade”.

 (CONTINUA)

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade