Foram encerradas, hoje, dia 12, as comemorações da Semana da Inconfidência Mineira em Conselheiro Lafaiete. Este ano, a data foi carregada de simbolismo quando foi revivida onde parte do movimento aconteceu. Construída por volta do século XVIII, ela foi propriedade do inconfidente Alvarenga Peixoto. Nos Autos da Devassa (inquéritos que incriminaram os inconfidentes) há referência a essa fazenda com o nome de “Fazenda Covão”. Nas Cartas Chilenas, conjunto de poemas do inconfidente Tomás Antônio Gonzaga, também há referência a fazenda. Argumentos como distância e topografia também colaboram para essa conclusão.
Durante a semana, diversas atividades preencheram a programação realizada na Fazenda Paraopeba, patrimônio histórico tombado e situado às margens do Rio Paraopeba, na localidade de Mato Dentro nas divisas com a cidade de São Brás de Suassui.
Dentro das comemorações, solenidades, palestras, jogos deram aos inúmeros visitantes a oportunidade de conhecerem um pouco mais da história do nosso Estado através do Memorial da Inconfidência e da Entrada Real instalados na fazenda como também o imponente sobrado, por sua arquitetura épica e importante no cenário do passado mineiro.
A escola municipal Napoleao Reis se fez protagonista de todo o projeto organizando junto a Secretaria de Cultura todas as atividades da semana. A parceria entre as secretarias de cultura e educação promoveram uma semana muito produtiva de largos resultados de informação e aprendizado. Na somatória de todos os dias da semana, aproximadamente 1,5 mil pessoas entre alunos, professores e visitantes puderam desfrutar de excelente conteúdo histórico num ambiente agradável, bonito e permeado de lembranças, memórias e sobretudo herança histórica.
Participaram das atividades também as escolas de São Brás de Suassui estadual Desembargador Aprígio Ribeiro e Municipal Amélia Pyramo. A cidade de Casa Grade fez uma visita ao Memorial da Inconfidência.