Considerada Patrimônio Mundial pelo conjunto do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas é uma cidade com grande potencial turístico. Nesse sentido, a promoção do setor tem sido intensificada pelo governo municipal, por meio de diversas ações, como os investimentos no patrimônio histórico, por meio do PAC Cidades Históricas.
Um dos cartões-postais da cidade, a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos passou pela maior e mais importante restauração de sua história.
Outra medida importante foi o desenvolvimento do Plano de Implementação da Política Municipal de Turismo, que oferece um panorama do desenvolvimento turístico, apresentando o que já foi implementado e apontando metas para o fortalecimento dessa atividade em Congonhas. A cidade conta, ainda, com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). Já os visitantes recebem acolhimento e orientações nos centros de apoio ao turista (CATs), localizados na entrada da cidade e no Santuário.
Todo esse trabalho contribuiu para que Congonhas integrasse o Mapa do Turismo Brasileiro, já que, entre outros, os critérios para seleção contemplavam a existência de órgão de turismo em atividade, conselho municipal de turismo em funcionamento e orçamento próprio destinado ao turismo local.