24 de abril de 2024 00:23

Glaycon Franco vota favorável à aprovação do decreto de calamidade pública em Minas Gerais

Deputado cobrou, também, atenção para os municípios do interior

 

Em votação histórica realizada virtualmente, por meio de videoconferência, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta semana, o projeto encaminhado pelo governador Romeu Zema que decreta situação de calamidade pública em Minas Gerais. Deste modo, o estado terá maior liberdade para manejar o orçamento e aplicar recursos públicos no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Os votos foram proferidos pela maioria dos deputados remotamente, onde estão em isolamento social, assim como a absoluta maioria da população, cumprindo orientações transmitidas pelas autoridades federais e estaduais de saúde. Os mineiros tiveram a oportunidade de acompanhar toda a sessão e a votação em tempo real.

Ao declarar seu voto, o deputado estadual Glaycon Franco salientou que a reunião à distância foi uma demonstração inequívoca de que a Assembleia não pode parar, principalmente em momentos cruciais para Minas como este pelo qual estamos passando. O parlamentar se posicionou pela decretação do estado de calamidade pública, mas observou que, nesta situação excepcional, o Governo de Minas, mais do que nunca, precisa estar atento às demandas que vêm do interior: “Como deputado do interior, temos recebido inúmeros questionamentos de prefeitos defendendo uma maior integração, além da uniformização de condutas e posturas. Vários prefeitos estão tendo dificuldade para implementar as medidas determinadas, ou seja: falta maior integração no Comitê Gestor de Combate ao Coronavírus capitaneado pelo estado”.

Glaycon Franco considerou prudente que o Comitê Gestor, formado por membros do Executivo, seja ampliado para admitir também a participação do Conselho Estadual de Saúde e que a Associação Mineira de Municípios participasse ativamente. “Os municípios devem participar ativamente porque são os prefeitos que estão lá na ponta enfrentando o problema. Diante de várias notícias desencontradas, os prefeitos estão preocupados. Sabemos que o diagnóstico precoce é importantíssimo neste momento e a obtenção ágil dos resultados dos exames pode significar a diferença entre a morte e a cura do coronavírus”, advertiu Glaycon Franco.

 

O deputado se congratulou com os colegas de Legislativo e lembrou que tramitam na Assembleia diversos projetos que visam facilitar o acesso da população mineira aos materiais de combate a COVID-19, como máscaras, luvas cirúrgicas e álcool em gel para higienização. Ao mesmo tempo, segundo ele, os parlamentares estão atentos à saúde da economia mineira e analisam medidas de proteção e incentivo à produção do estado.

 

O deputado, que também é médico, fez uma saudação especial aos colegas profissionais da saúde, que com certeza, com todas as dificuldades, estão fazendo e irão fazer grandes trabalhos em prol da saúde de Minas.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade