27 de abril de 2024 18:24

Em resposta a vereador, Governo de Minas diz que ainda não há “quaisquer definições por parte da Vale” sobre recursos para conclusão do hospital regional; “temos que pressionar o governador”, pontua Pedro Américo

Continua rendendo polêmica a obra do “elefante branco” de Lafaiete. No início do mês, o Vereador Pedro Américo (PT) apresentou um requerimento a Secretaria de Estado da Saúde cobrando informações sobre a retomada da obra do hospital regional que atravessa 3 administrações.

Vereador Pedro Américo (PT) / CORREIO DE MINAS

O Governador Zema (NOVO) anunciou que a obra seria concluída, sem citar data, através de recursos de compensações ambientais da Vale pelo desastre do rompimento da barragem de Brumadinho (MG). Em meados de março, o Secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo Amaral, confirmou entendimentos para que a Vale assumisse a conclusão da obra com recursos de medidas compensatórias.
A Secretaria de Estado enviou esta semana a resposta do Vereador Pedro Américo afirma que estudo inicial, desenvolvido pelo Grupo de Trabalho, contendo os principais subsídios entregues e observados pelas entidades cadastradas durante o processo de Tomada Pública de Subsídios (Edital SES nº 01/2019) e as considerações levantadas pelo Grupo de Trabalho, foi concluído em dezembro/2019 e aprovado no primeiro trimestre de 2020.
“Ademais, paralelamente aos estudos, a Secretaria de Estado de Saúde está pleiteando junto à Vale S.A., por meio do Comitê Gestor Pró-Brumadinho, a conclusão de alguns hospitais regionais, dentre eles o de Conselheiro Lafaiete, como ação compensatória, em decorrência ao rompimento da barragem. Este pleito, no entanto, está em fase de avaliação, não havendo, até o momento, quaisquer definições por parte da Vale quanto a aprovação das medidas propostas”, diz o ofício.
“A gente torce muito para que esta obra seja concluída pois o momento de resolver é agora. Mas pelo o que Secretaria de Estado da Saúde informou não há qualquer definição de que estes recursos serão investidos na conclusão do nosso hospital regional. Há uma intenção por isso temos que manter a pressão para que o Governador cumpra sua promessa”, salientou.

Leia mais

Governador anuncia retomada e conclusão do hospital regional de Lafaiete

Zema anuncia acordo com a Vale para concluir hospital regional de Valadares; Secretário trouxe a mesma promessa de término para Lafaiete

Deputado Glaycon agradece ao secretário de Saúde e ao governador pela retomada do projeto do Hospital Regional em Lafaiete

Prefeito envia carta de agradecimento ao Governador pelo anúncio da retomada do hospital regional

 

 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade