28 de março de 2024 20:03

INSS: Como realizar a prova de vida durante a pandemia

A crise do nova coronavírus impactou a vida de toda a sociedade sem dúvida, e durante esse período de calamidade pública a prova de vida sofreu alteração no seu processo, que desde o ano de 2011 era obrigatória a realização anualmente.

O procedimento é importante, pois tem a finalidade de dar mais segurança ao cidadão e ao Estado, evitando fraudes e pagamentos indevidos que prejudicam todo o sistema previdenciário.

Durante a pandemia, houve algumas alterações para a realização da prova de vida, uma vez que há a necessidade de proteger aqueles que são aposentados e são do grupo de risco, acima dos 60 anos.

Portaria 810 – Prova de Vida

A Portaria 810, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 27 de Julho de 2020, autoriza os bancos a realizarem a comprovação de vida por meio de procurador ou representante legal sem o prévio cadastramento junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), quando se tratar de beneficiários com idade igualou superior a 60 anos.

Na prática o que muda na prova de vida?

Antes da Portaria 810, que foi instaurada por conta do estado de calamidade pública, era necessário realizar um cadastro junto ao INSS, e esse cadastro dava o direito de representar legalmente o aposentado.

Com a intervenção, de acordo com a norma, a dispensa do cadastramento junto ao INSS não impede a rejeição do documento, desde que haja algum indício consistente de falsidade, cabendo ao servidor a análise dentro das suas possibilidades no caso concreto.

A qualquer tempo, o INSS poderá solicitar os documentos apresentados, autenticados ou não, caso entenda necessário, em especial após a cessação do atual.

Prova de Vida INSS

Dispensa de autenticação da prova de vida

A portaria elencou também os documentos que são dispensados de autenticação para serem apresentados.

  • Certidão de Nascimento, casamento ou óbito.
  • Documento de identificação
  • Formulários de Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)
  • Documentos apresentados para solicitação de pagamento até o óbito;
  • Fechamento de vínculo empregatício
  • Alteração de dados cadastrais
  • Cadastramento de Pensão Alimentícia
  • Desistência de benefício
  • Documentos do grupo familiar para fins de pedido de benefícios assistenciais.
  • Instrumentos de mandatos para cadastramento de procuração
  • Documentos médicos (atestado médico ou declaração emitida pelo profissional médico competente) para comprovação da moléstia contagiosa ou impossibilidade de locomoção para fins de inclusão de procuração
  • Termo de tutela.
  • Guarda e o comprovante de andamento do processo judicial de representação civil.

Quando devo fazer a prova de vida?

A rotina de recadastramento anual de aposentados, realizado pela rede bancária está suspenso até dia 30 de Setembro, também com o intuito de proteger os aposentados da exposição ao vírus, segundo a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, cerca de 700 mil pessoas serão afetadas pelo adiamento.

Durante o período não há necessidade de preocupação por parte dos beneficiários, pois não haverá suspensão durante esse período.

O que acontece com quem não realizar a Prova de Vida?

Passado o período de calamidade pública, aquele que não fizer a prova de vida a cada 12 meses, terá seu benefício cessado a partir do 6 mês sem comprovação

Dos mais de 35 milhões de beneficiários, em março, 529 mil ainda não compareceram aos bancos pagadores há mais de doze meses da última comprovação para realizar o procedimento.

Eles podem ter seus benefícios interrompidos ainda em março de 2019.

Os bancos fazem os comunicados da necessidade de realizar o procedimento anual por meio de mensagens informativas, disponibilizadas nos terminais eletrônicos de autoatendimento e sites na internet.

Benefícios bloqueados por estado por não comprovação de vida até Março de 2019

Descrição Quantidade
São Paulo 117079
Minas Gerais 66402
Rio de Janeiro 39374
Bahia 36993
Rio Grande do Sul 35728
Paraná 29664
Pernambuco 27547
Santa Catarina 27430
Ceará 26936
Maranhão 15400
Paraíba 11436
Rio Grande do Norte 11254
Piauí 11131
Goiás 10536
Espírito Santo 10443
Pará 10299
Alagoas 8344
Distrito Federal 6932
Sergipe 6091
Mato Grosso 4606
Mato Grosso do Sul 4388
Amazonas 3718
Rondônia 2897
Tocantins 2258
Acre 1284
Amapá 765
Roraima 382
Total geral 529317

Deseja realizar uma consultoria gratuita para saber sobre o status da sua aposentadoriaCLIQUE AQUI para falar com um advogado especialista.

E se o assunto for sobre revisão da vida toda realize o CADASTRO AQUI e descubra se você possui direito ao benefício.

Para mais informações entre em contato com a Montenegro Morales por e-mail [email protected], WhatsApp 11 98193-8025 ou telefone 11 3361-7401.

Dica extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. (Jornal Contábil)

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade