28 de abril de 2024 02:02

Vereadores pedem investimentos, médicos e reforma em postos e PSF’s


A discussão do requerimento do Vereador Oswaldo Barbosa (PV) solicitando informações sobre o cadastramento no Sistema de Informação sobre o Orçamento Público em Saúde (SIOPS) para que o cidadão possa acompanhar e o monitor a aplicação de recursos no setor gerou uma discussão sobre o setor e as estruturas físicas de postos e PSF’s.
“A informação é direito do cidadão”, carimbou Pastor Angelino. Já Fernando Bandeira (DEM) alertou que é obrigatório alimentar os sistemas com informações diariamente sobre gastos e receitas. Damires Rinarlly (PV) lembrou que os dados deveriam estar em tempo real.


Ao comentar que o sistema de saúde atende somente o Covid-19, Pedro Américo (PT) lamentou a falta de atenção a outras doenças. “Pode morrer de qualquer doença de menos de covid-149”, pontuou.
Vado Silva cobrou a disponibilização de médicos em unidades de saúde e Damires lamentou que o PSF do São Dimas está sem profissional para atender os moradores. “Infelizmente são bebedouros estragados, portas emperradas, banheiros sem funcionar. São coisas fáceis de resolver. Isso vem de longo tempo esta situação. Temos sim que cobrar do Executivo. O cidadão não pode mais sofrer com esta situação”, pediu.
“O sistema não vai entrar em colapso. Ele já está há anos. Estão acabando com o São Camilo, falta medicação e outros problemas”, assinalou Giuseppe Laporte (MDB).
Para encerrar o Vereador Pedro Américo foi mais incisivo nas cobranças. “Essa situação vem se arrastando há vários anos. É um absurdo. Vejo que não é falta de recursos, mas gestão. O prefeito tem de resolver esta situação e temos que nos impor e pressionar por uma solução”.


Requerimentos
Também o Vereador Vado Silva apresentou requerimento cobrando informações sobre a informatização dos postos e PSF’s e pedindo explicações sobre reclamações frequentes de falta de atendimento.
A Vereadora Damires Rinarlly solicitou informações dos recursos recebidos para combate ao COVID-19 e reparação dos danos causados pela pandemia, mais especificamente sobre o total de recursos recebidos, total de recursos gastos e valores ainda remanescentes.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade