26 de abril de 2024 03:55

Servidores lotam Câmara e cobram diálogo com governo; pauta inclui aumento do vale alimentação

Os servidores públicos municipais ocuparam o plenário da Câmara de Lafaiete (MG), ontem (23), durante a sessão quando protestaram contra a administração municipal e cobraram direitos e sobretudo diálogo. O Presidente dos Sindicato dos Servidores Públicos, Valdney Alves, usou a Tribuna Popular quando cobrou apoio dos vereadores aos direitos da categoria, em especial pelo aumento do vale alimentação a 4 anos sem aumento. “Vim aqui para pedir ajuda. Nós precisamos de vocês. Ajudem o servidor público. Nossa categoria é tratada com descaso pela administração”, disparou.

“O aumento proposto no Vale foi de R$50,00 por cada ano e o que elevaria o benefício a R$550,00. Seria uma forma de compensar o servidor já que mais de 40% ganha salário mínimo”, esclareceu, citando que a defasagem salarial chega a mais de 45%.

Alves pediu a colaboração dos vereadores para o aumento da margem do consignado cujo projeto tramita na Câmara. Outra reclamação foi sobre a demora no pagamento das férias-prêmio.

Ele criticou a falta de estrutura e de equipamentos nas áreas de saúde e educação. “Os servidores estão tirando do bolso para comprar para comprar material”, assinalou.

Valdinei comentou a falta de diálogo com a administração quando diversas reunião de trabalho e discussões de pauta de reivindicações foram desmarcadas. Outra reclamação se refere a falta pagamento de diárias dos motoristas que transportam pacientes para outras cidades. “Desde 2019 eles pagam do próprio bolso suas refeições e lanches sem qualquer ajuda remuneratória”.

Por fim, o líder sindical criticou o projeto estadual da municipalização de escolas. “Um projeto desses não pode ser discutido dentro de uma sala”.

Este não foi a primeira manifestação. No dia 6 de junho, o grupo de funcionários promoveram uma manifestação durante a reinauguração do restauro da Fonte Luminosa.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade