18 de abril de 2024 02:48

Deputado Glaycon Franco cobra solução para o distrito industrial de Conselheiro Lafaiete

Os esforços para que Conselheiro Lafaiete se desenvolva, atraia mais indústrias e gere novas oportunidades de empregos perpassam, diretamente, pela manutenção do distrito industrial (D.I) já existente e a expansão de uma nova área.

Na última quinta-feira (19), em reunião realizada na sede da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), estiveram em pauta a regularização do acesso ao distrito e o término da obra de pavimentação do acesso.

O encontro, mediado pelo deputado estadual Glaycon Franco (PV-MG), contou com a participação dos secretários municipais de Conselheiro Lafaiete, Rafael Lana (Desenvolvimento Econômico) e Daniel Coelho (Obras e Planejamento), além dos representantes da Codemge: Humberto Peixoto (Diretor de Gestão e Ativos e Mercado) Dimas Álvares (Gerente de Engenharia).

Cabe à Prefeitura Municipal levantamento dos custos para que as obras de requalificação do acesso já existente sejam executadas. O diretor da Codemge colocou sua equipe à disposição do Executivo lafaietense no sentido de unir forças com o corpo técnico do órgão estadual e dar celeridade nas ações. “Queremos que Lafaiete tenha esses distritos industriais em operação para alavancar seu crescimento. Buscaremos, na Codemge, fazer com que a coisa caminhe, para que a iniciativa privada se instale, gere empregos. A localização do município é privilegiada e temos de explorar este potencial para fazer com que Minas continue avançando”, destacou Peixoto.

Já o deputado estadual Glaycon Franco, que tem trabalhado para que esse projeto se torne realidade, destacou que Lafaiete precisa ultrapassar estes obstáculos iniciais para que as articulações junto à iniciativa privada sejam realizadas e novas perspectivas sejam criadas para a economia da cidade. “A morosidade e a burocracia já fizeram com que nosso município perdesse, no passado, empresas que queriam investir e se instalar aqui, com geração de empregos diretos. Lafaiete não pode se tornar uma cidade-dormitório. Temos a nosso favor áreas como as dos distritos industriais, temos os três modais para escoamento e transporte de cargas (aéreo, ferroviário e de rodovias) e pessoas nas esferas pública e privada, obstinadas a fazer essa engenharia funcionar. Então, continuamos com nossos esforços e fomos muito bem recebidos pela diretoria da Codemge para que todos os entraves sejam solucionados”, pontuou o deputado.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Rafael Lana, reiterou o apoio fundamental do deputado Glaycon Franco na articulação junto ao Governo do Estado. “A gente sai dessa reunião satisfeito. O Glaycon tem sido um parceiro incansável da gente, principalmente em relação ao distrito industrial, que é uma área proveniente do esforço dele junto ao nosso prefeito, de reverter essa área para o município. Através dessa agenda a gente espera conseguir melhorias para o distrito já existente e pavimentar um caminho para consolidar o nosso novo distrito – que está em fase final de preparação para ser lançado. O deputado não tem medido esforços para poder colaborar com Lafaiete na atração de empresas, gerando desenvolvimento econômico, emprego e renda para nossa população”, concluiu.

Visita técnica

Outro encaminhamento da reunião é a realização de uma visita técnica do diretor da Codemge, que será agendada para os próximos dias. “Sei que existem algumas questões que merecem ser sanadas para que o município possa conduzir os trabalhos junto aos empresários, fiscalizando e acompanhando a instalação das empresas nos lotes dos distritos industriais. Etapas que devem ser conduzidas pela Prefeitura junto à Câmara Municipal para resolução de questões tributárias. Com a visita técnica, poderemos estreitar ainda mais este contato e checar in loco como está a situação da obra do acesso no momento e avaliar os danos causados para que a gente encontre o caminho mais prático na resolução do problema”, disse Peixoto.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade