A Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretária de Meio Ambiente em parceria com a Diretoria de Patrimônio Histórico, está realizando o projeto “Ipês de Congonhas”, com o objetivo de promover o maior conhecimento dos cidadãos sobre os ipês de nossa cidade. Iniciado neste mês, o projeto já catalogou mais de 100 árvores da espécie no município, com dados que descrevem a história, fotos, endereço, nome científico e número de identificação.
A população pode acessar as informações através dos QR Codes que foram colocados nas árvores. Para realizar a leitura digital basta apontar a câmera do celular para o código presente nos ipês ou baixar algum leitor de códigos QR na loja de aplicativos do seu smartphone.
Segundo Hugo Cordeiro, assessor da Diretoria de Patrimônio, a ideia é que as pessoas entendam a história destes ipês e se conscientizem sobre a importância da preservação destas espécies que contribuem ainda mais para o embelezamento da cidade.
Os primeiros ipês a serem catalogados se localizam próximos à igreja da Matriz de Nossa Senhora da Conceição e nos arredores do cemitério no mesmo bairro.
Matheus Moreira – Estagiário de Comunicação / Revisão – Reinaldo Silva – SECOM – Prefeitura de Congonhas
Foto: Hugo Cordeiro