16 de abril de 2024 15:45

Morte de idosa por falta de leitos de CTI revolta vereadores: “a saúde está uma bagunça”, dispara Pastor Angelino; denúncia será levada a assembleia de Minas

A morte da idosa, Maria da Graças, de 69 anos, que permaneceu 4 dias internada na policlínica a espera de uma vaga em um CTI de hospital revoltou os vereadores na sessão desta quinta-feira (27). Eles não pouparam críticas a SUS Fácil, responsável pela gestão de vagas como também cobraram uma posição da Secretaria Municipal de Saúde.

A matéria da morte da lafaietense Maria da Graças moradora do Bairro Jardim do Sol foi postada com exclusividade pelo site CORREIO DE MINAS. Ela foi sepultada na tarde de ontem (26), no Cemitério Jardim do Éden, sob revolta de amigos e familiares.

“A saúde está um caos, uma bagunça. Temos de ter um pouco de empatia e se colocar no lugar do outro. Entender que poderia ser um de nossos familiares, um de nós, alguém da família do senhor prefeito. Senhor prefeito, vamos melhorar a saúde da nossa cidade. A nossa Câmara está disposta a somar”, cobrou o vereador Pastor Angelino.

Damires Rinarlly (PV) engrossou o coro dos descontentes com a situação da morte da idosa. Ela lamentou a morte da paciente e relatou o falecimento de um bebê no município por falta de UTI neonatal.

O vereador Erivelton Jaime (Patriota) afirmou que a morte de Maria das Graças é descaso e desumano. Ele lembrou que o SUS Fácil é um programa da Secretaria de Estado de Saúde que garante atendimento ágil e qualificado, mas segundo ele em Conselheiro Lafaiete não funciona. “Não funcionou na nossa cidade. É uma verdadeira falta de vergonha. Falta de respeito”, afirmou o vereador que pediu que a falta de UTI para a idosa seja esclarecida.

Já o vereador Pedro Américo (PT) criticou a demora no atendimento na Policlínica Municipal e dependência de Lafaiete em relação do SUS Fácil, em Barbacena.

Denúncia

Sandro José (PROS) afirmou que no SUS Fácil a regulação é inoperante. O vereador pediu que a Câmara Municipal enviasse a denúncia ao deputado Glaycon Franco (PV), ao presidente da Assembleia de Minas, Agostinho Patrus (PV) e outros a órgãos de saúde. “Isso é uma cosia que vem acontecendo rotineiramente Uma briga constante dos nossos cidadãos pedindo em nossos gabinetes a intervenção para que posa conseguir as vagas na UTI e não conseguem. A gente sabe que tem vaga, mas a gente sabe que é um descaso e não é dos funcionários de Conselheiro Lafaiete. É da regulação”, afirmou Sandro.

O vereador Giuseppe Laporte (MDB) cobrou ações da administração municipal em prol da melhoria no atendimento à população na área de saúde. “Tem que ter uma solução. Inaugura posto de saúde, mas falta médico”, criticou.

Vado Silva (SD) destacou a necessidade de o Hospital São Camilo voltar para o prédio onde está funcionando o Hospital de Campanha e cobrou que a Prefeitura estude a possibilidade. “Podia separar uma área com 10, 15 leitos e voltar o São Camilo”, cobrou o vereador. O presidente da Câmara, João Paulo Fernandes Resende autorizou a busca de informações para esclarecer o motivo da idosa não ter sido atendida com a vaga de UTI.

Nossa reportagem questionou a Prefeitura sobre a demora para conseguir um leito de CTI no Sus Fácil.

Deputado Glaycon Franco

Sempre atento às questões relacionadas ao sistema de saúde pública, o deputado estadual Glaycon Franco, busca incessantemente por dados e informações junto à Secretaria de Estado de Saúde. Neste episódio lamentável, Glaycon Franco se solidariza com a família enlutada e reafirma seu compromisso em busca de uma saúde mais humanizada e eficiente.

Com Informações do site LAFAIETE AGORA

https://www.youtube.com/watch?v=Z4XduOkMk_I

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade