18 de abril de 2024 23:30

São Camilo retorna ao antigo prédio na próxima segunda-feira (6); atividade serão retomadas gradativamente

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (31) entre a prefeitura, secretaria municipal de saúde e direção do Hospital São Caminho quando foi definido que na próxima segunda-feira (6) a instituição retorna a seu antigo prédio no qual funciona o Hospital de Campanha desde abril de 2020.

Segundo as tratativas assinadas entre as partes, caso o haja necessidade, piora do quadro epidemiológico, o São Camilo disponibilizará os leitos clínicos . Caso seja necessário implantação de leitos de UTI,, a prefeitura cederá  profissionais e aparelhagem,cabendo a responsabilidade de custeios medicamentos e insumos ao hospital.

Segundo a direção, a prefeitura vai desmobilizar nos próximos dias os leitos clínicos e de UTI para covid-19, mas não fixada uma data, mas as informações não oficiais é que deve acontecer até sexta-feira (4).

A direção do hospital informou que a retomada das atividades deve acontecer gradativamente ao longo de setembro e acredita que em outubro estão em pleno funcionamento. “Dependemos de desinfecção, limpeza do local como também levantamento do imobiliário para em seguida providenciarmos as mudanças. Em seguida vamos iniciar a contratação dos profissionais”, informou a direção, reforçando que a instituição permanecerá com referência e geriatria e espera o mais breve retomar as cirurgias eletivas.

O CTI será desmobilizado pela prefeitura, mas não informada onde seria alocado. Caso seja necessário, em eventual situação de piora do Covid-19, ele será reinstalado no São Camilo.

Déficit

A proposta feita pela prefeitura é a idêntica a apresentada pelo São Camilo em 22 de julho deste ano. “Em 17 foram inúmeras reuniões e ofícios enviados pedindo pelo retorno do São Camilo ao prédio. A verdade é que fecharíamos as portas do São Camilo, mas fomos tomados de surpresa pela iniciativa da prefeitura em desmobilizar o Hospital de Campanha o que abriu a possibilidade real retorno. Estamos contentes com a notícia”, assinalou a direção.

Ao longo do período em que o São Camilo coabitou com o Queluz a instituição passou pelo drama financeira. Foram quase R$ 1 milhão de prejuízos financeira acumulados em 17 meses com queda da demanda já que o São Camilo dispunha de apenas 15 leitos. “Iríamos anunciar uma tragédia na saúde com o fechamento do São Caminho, mas a prefeitura agiu antes da nossa decisão. Foi o melhor para todos, mas vamos precisar da comunidade lafaietense e regional para retornamos ao antigo predio já que não temos recursos suficientes para retomada imediata das nossas atividades”, finalizou a diretoria.

Nota

Em nota divulgada ainda esta tarde (1º), a prefeitura de Lafaiete confirmou desmobilização do Hospital de Campanha de seus 57 leitos.

A decisão foi tomada priorizando os Municípios que possuíam estruturas temporárias e baseando-se nos indicadores epidemiológicos assistenciais da Covid-19, os quais têm revelado diminuição do número de casos da doença, bem como diminuição da taxa de ocupação dos leitos em todo o Estado de Minas Gerais.

“Em Conselheiro Lafaiete, além da diminuição do número de pacientes contaminados e hospitalizados, houve significativo avanço na vacinação contra Covid-19, com mais de 70% da população já vacinada com a primeira dose e aplicação da segunda dose seguindo os prazos estipulados no plano nacional de vacinação”, informou a Prefeitura.

O Município promoverá aumento dos leitos UTI ativos no Hospital e Maternidade São José, que continuará a atender como unidade hospitalar de retaguarda, passando a contar com 40 leitos clínicos e 20 leitos de UTI ativos. A Policlínica Municipal continuará como porta de entrada para atendimento dos pacientes com suspeita e ou confirmação de contágio, reforçando o atendimento com mais profissionais e equipamentos na ala Covid.

Segundo a prefeitura 992 pacientes que tiveram suas vidas tuteladas e preservadas na referida unidade hospitalar.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade