26 de abril de 2024 23:24

Capela histórica ganha sistema eletrônico de alarme

O serviço inclui a locação de equipamentos, instalação, monitoramento remoto 24 horas e manutenção preventiva e corretiva com reposição de peças.

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), anunciou, no dia (17/08), a instalação de sistema eletrônico de alarme contra intrusão em 57 bens culturais protegidos ou de interesse de preservação pelo Estado e Carandaí foi contemplado com o sistema de proteção entre 26 municípios mineiros.

Em Carandaí, o patrimônio que irá receber o sistema de segurança será a Capela de Nossa Senhora da Glória, localizada na comunidade da Ressaca é um bem cultural tombado em níveis municipal e estadual.

A Capela foi erigida em 1736, inicialmente em estrutura de madeira e ao final do século XVIII foi reedificado em alvenaria de pedra. O tombamento estadual da Capela de Nossa Senhora da Glória pelo Conselho Estadual do Patrimônio Cultural – CONEP foi aprovado em 10 de dezembro de 2008.

O serviço contemplado inclui a locação de equipamentos, instalação, monitoramento remoto 24 horas e manutenção preventiva e corretiva com reposição de peças. A instalação dos alarmes será feita em igrejas, capelas, museus e casarões espalhados por 26 municípios mineiros. O prazo para a execução do trabalho é de seis meses, a partir da assinatura do contrato.

Segundo Felipe Pires, presidente do Iepha-MG, salientou que a implantação dos sistemas de alarme irá garantir que a polícia e as comunidades locais tomem conhecimento, rapidamente, de qualquer tentativa de intrusão em edificações que possuem bens móveis de alto valor histórico, facilitando ações protetivas. “Através desse instrumento, o Iepha-MG amplia seu papel na proteção e preservação do patrimônio cultural de Minas Gerais. A instalação dos alarmes em edifícios tombados ou de interesse cultural do Estado reforça a segurança contra intrusão e furto dos bens móveis e, assim, há mais tranquilidade também para as comunidades”, disse.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade