26 de abril de 2024 03:09

São Bartolomeu: distrito de Ouro Preto é indicado a “Melhores Vilas Históricas”

Vilarejo tem como destaque gastronomia, tradições e uma comunidade que se organiza de forma sustentável

São Bartolomeu foi escolhida pelo Ministério do Turismo (MTur) como um dos três vilarejos para participar do concurso “Melhores Vilas Turísticas do Mundo”, promovido pela Organização Mundial do Turismo (OMT), órgão das Nações Unidas. Os outros dois indicados são a Vila de Enxaimel, em Pomerode (Santa Catarina), e o distrito Alberto Moreira, em Barretos (SP). O distrito de Ouro Preto foi o indicado pela Prefeitura de Ouro Preto para participar da seleção. “São Bartolomeu é um vilarejo que dispensa porta-vozes e mostra toda a sua beleza através dos moradores: pessoas monumentais”, afirma Rodrigo Câmara, secretário Municipal de Turismo.

Para Rodrigo Câmara, a indicação de São Bartolomeu foi natural. “Indicamos o vilarejo para a seleção do Ministério do Turismo não só por conta da culinária ser patrimônio imaterial, mas porque está despontando em praticamente tudo: na produção na cachaça, na hospedagem, na organização da comunidade, e de forma sustentável. A população ainda mantém as tradições, passadas de geração a geração. São muitos os fatores que tornam São Bartolomeu muito especial”, salienta Câmara.

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) também comemorou a indicação. “Minas Gerais possui milhares de distritos por todo o Estado, cada com suas características, mas é comum em todos eles o acolhimento e a excelência da cozinha mineira. O turismo rural tem crescido de maneira vertiginosa, e São Bartolomeu ser escolhida para representar o Brasil é mais um motivo de comemoração e orgulho para nós que somos um povo do interior do Brasil e temos um carinho especial pela nossa terra. Isso é sinônimo de pertencimento, de memória afetiva”, destacou o secretário Leônidas Oliveira, ao ser comunicado da escolha pelo Ministério do Turismo.

Foto Peterson Bruschi

Critérios

Na escolha da OMT, três critérios ganham relevância: a baixa densidade populacional, a localização em uma paisagem com importante presença de atividades tradicionais como agricultura, silvicultura, pecuária ou pesca e o compartilhamento dos valores e do estilo de vida da comunidade. “Acreditamos que São Bartolomeu enquadra em todos esses requisitos”, explica o secretário. “Queremos que São Bartolomeu seja um espelho para outros vilarejos e distritos brasileiros”, acrescenta orgulhoso o secretário de turismo.

Doces artesanais

A 18 km de Ouro Preto, São Bartolomeu tem mais de 700 habitantes e é famosa pela produção de doces artesanais, patrimônio imaterial de Ouro Preto desde 2008. Entre os produtos, o mais famoso é a goiabada cascão. Outro traço local importante é a religiosidade, com as festas do padroeiro São Bartolomeu e do Divino Espírito Santo (também patrimônio imaterial), em agosto, e a Festa Cultural da Goiaba, em abril, passada de geração a geração.

Nessa celebração do Divino Espírito Santo são escolhidos o rei e a rainha da festa, que saem em um luxuoso cortejo pelas ruas do distrito. A Folia do Divino tem uma presença fundamental na festa, tendo início 80 dias antes das celebrações, com a Bandeira do Divino passando de casa em casa para arrecadação de “esmolas” para o festejo, sendo uma prática de difusão da fé no Divino Espírito Santo, devoção herdada dos portugueses.

Patrimônio histórico

O distrito ainda possui um belo casario setecentista (século XVIII), sendo que algumas dessas casas contam com oratórios públicos inseridos nas construções. Localizado às margens do rio das Velhas, ainda é privilegiado pela natureza exuberante: está cercado pelo Parque Estadual do Uaimii, que possibilita passeios nas trilhas para visitar as cachoeiras.

Localizado a cerca de 18 km de Ouro Preto, o povoado foi fundado nos anos finais do século XVII pelos bandeirantes, em busca do ouro. Entre os vestígios do período áureo, destaca-se a igreja de São Bartolomeu, no centro do distrito, cujos altares apresentam o Estilo Nacional Português. As características arquitetônicas dessa igreja – com três janelas, torres com telhadinho e cunhais de madeira – é típica das primeiras construções em Minas Gerais.

O concurso

O lançamento do concurso “Best Tourism Villages by UNWTO” (“Melhores Vilas Históricas”) surgiu por ocasião da abertura do escritório regional da UNWTO no Oriente Médio, na cidade de Riade, na Arábia Saudita, em março deste ano. Entre o foco do escritório está o papel do turismo no desenvolvimento rural.

A iniciativa identificará vilas e aldeias que adotam abordagens inovadoras e transformadoras para o turismo em áreas rurais, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “O turismo pode ser um motor de mudança positiva para as comunidades rurais em todo o mundo”, afirmou Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT.

FONTE O TEMPO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade