28 de março de 2024 06:06

Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis firma parceria com plataforma de ensino

Essa parceria trará mais formação para as pessoas da comunidade de Itatiaia e região

Para contemplar as pessoas da comunidade de Itatiaia, Ouro Branco/MG, com mais conhecimento, informação e formação, a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis firmou parceria com a plataforma de ensino Recode.

A plataforma hospedada no domínio https://recode.org.br/, oferece diversos cursos como: ferramentas digitais para o trabalho, tecnologia para o futuro, programação, programando seu futuro, gestão e empregabilidade, mediação de leitura para profissionais de bibliotecas, desenvolvimento de sistemas web, análise de dados com ferramentas de business intelligence, marketing digital, criando infra na nuvem e desenvolvimento de games.

Com essas possibilidades de ensino que irá funcionar à distância (EAD), a Associação traz para a comunidade e região mais oportunidade de inclusão, mais formação e a probabilidade de mais geração de renda e a conquista do primeiro emprego ou, talvez, uma recolocação no mercado de trabalho.

Segundo o presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, Wilton Fernandes, esta ação busca a interação entre as pessoas e as tecnologias no âmbito da pandemia. “A parceria com a Recode é uma forma que estamos buscando, desde quando iniciou a pandemia, algo que utilizasse a tecnologia e as redes digitais com foco na formação. A intenção era acima de tudo algo prático e bem dinâmico e que fosse interligado com as ações que Os Bem-Te-Vis vem desenvolvendo. E vemos que esta parceria só tem a crescer, com a disponibilização dos cursos de forma gratuita”, declara Fernandes.

As pessoas que desejam se inscrever nos cursos poderão preencher o formulário que a Associação disponibilizará no link: https://docs.google.com/forms/d/1VJXU3JRh45PC2bhOfyRYs_E5kfS1XzTDMwzvdzyMgbA/edit ou, caso alguém tenha alguma dificuldade, poderá solicitar ajuda para os monitores na própria Biblioteca,

Se, por acaso, alguém não possua um computador, celular, tablet ou internet, ela poderá fazer sua aula em um dos computadores disponíveis na Biblioteca. O tempo dos cursos variam entre 40 e 100 horas/aulas.

Quem é Recode?

Recode é uma plataforma de ensino à distância disponibilizada na internet que oferece cursos gratuitos para quem quiser se aperfeiçoar mais na sua área ou aprender um novo ofício.

Há 26 anos, ela reúne bibliotecas, escolas e organizações sociais para ampliar, através da tecnologia, as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional dos brasileiros, principalmente, das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Seu objetivo principal é usar a tecnologia para transformar vidas, a favor da formação inovadora e gerar oportunidades de desenvolvimento, empregabilidade, retorno aos estudos e acesso ao universo do empreendedorismo.

Sua metodologia própria estimula o desenvolvimento de competências como resolução de problemas, criatividade, comunicação e colaboração, além disso, buscam contribuir para conectar as pessoas à tecnologia e, assim, oferecer oportunidades para que o participante desenvolva o empreendedorismo ou consiga ingressar no mercado de trabalho.

Presente em nove países e alcançando mais de 1,7 milhão de pessoas, ela atua em parceria com escolas, bibliotecas e instituições sociais que têm o mesmo objetivo, além de gerar inúmeros benefícios para os parceiros, como: Programa de valorização do Parceiro Recode, Material de comunicação, Conteúdo de tecnologia atuais e dinâmicos, Reconhecimento mundial, Suporte técnico e pedagógico para educadores sociais e/ou facilitadores, Cessão de licenças Microsoft para o projeto de empoderamento digital, Possibilidades de indicar seus atendidos para experiências RECODE e Orientações e assessoramento técnico para certificações.

Para o presidente da instituição, Rodrigo Baggio, o objetivo é “enxergar esses espaços como locais de transformação, ajudando a formar jovens que serão estimulados a usar a tecnologia para estudar, trabalhar, empreender e buscar soluções criativas para os problemas de suas comunidades”, afirma o presidente da Recode.

Quem é a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis?

Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis iniciou suas atividades em novembro de 2001. Tudo começou com a criação da Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito, do Coral Os Bem-Te-Vis e do Grupo de Artesanato Arteaia.

A Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito, à época, iniciou suas atividades recebendo a doação de dois mil volumes de livros. Seu acervo cresce constantemente devido a muitas doações de livros por parte de pessoas físicas, empresas e instituições. Atualmente, ultrapassa mais de seis mil livros, com ênfase em literatura de todos os gêneros e para todas as idades, além de jornais, revistas e enciclopédias. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e, além dos livros, oferece, também, espaço para leitura e pesquisa gratuita na internet.

Após a criação da Biblioteca Comunitária, nasceu o coral Os Bem-Te-Vis, formado por crianças do vilarejo que se apresentavam nas missas da Igreja Matriz de Santo Antônio de Itatiaia. Depois, surgiu a ideia de montar uma oficina de artesanato, o Arteaia, com as mães das crianças do coral e elas deram início aos trabalhos de confecção de bordado, pintura, crochê, etc.

Em seguida, Os Bem-Te-Vis firmou a primeira e grande parceria com o Governo Federal, através do então programa Cultura Viva, que possibilitou a criação do Ponto de Cultura “Arte para Todos” na comunidade. Assim, a Os Bem-Te-Vis adquiriu instrumentos musicais, computadores e instrutores para que às crianças tivessem a possibilidade de aprender a tocar instrumentos musicais e aprender informática.

Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis foi responsável pelo restauro da Matriz de Santo Antônio, em Itatiaia. A igreja foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Apresenta duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo (capela-mor e corredores laterais) foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique que comprova ser a capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente, a atual nave, as torres e o frontão, em pedra. (Fonte: Iphan)

A Matriz precisava de intervenções de restauro e a comunidade se uniu para buscar formas de viabilizar as obras. A construção do projeto, sua aprovação junto aos órgãos responsáveis e a busca por patrocínio foram realizados pelos moradores de Itatiaia, por meio da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis. O projeto previu o restauro dos elementos integrados da Matriz (altares, arco cruzeiro, púlpitos, pia batismal e coro) e das imagens sacras, além da reforma do piso e da laminação do telhado, com instalação de sistema de câmeras, alarme, proteção contra incêndios e a iluminação externa.

Desde o restauro da Matriz, a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis vem realizando ações de Educação Patrimonial. Aberto à comunidade, ela tem o objetivo de salvaguardar o patrimônio local. Uma dessas ações é a campanha para recuperar as imagens sacras furtadas na década de 90 e as lives nas redes sociais da entidade que buscam a interação com o público em casa.

Focado na área do empreendedorismo, na inclusão, nas novas linguagens culturais e na preservação do patrimônio, a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis cresceu e, hoje, conta com vários projetos culturais em andamento e a expansão de suas atividades artísticas para os distritos vizinhos.

Os projetos dentro da Entidade não param de evoluir. Atualmente, por meio da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, foi possível levar, através da internet, conhecimento, formação e informação ao público infantil, juvenil e adulto durante o período da pandemia da Covid-19. A Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis realiza lives com temas educativos, tem parceria com instituto de ensino a distância para as pessoas da comunidade e a disponibilização de todas as aulas das oficinas na página “Os Bem-Te-Vis” no Youtube, para que o ensino seja democratizado e chegue até os alunos e alunas e demais pessoas interessadas em aprender um novo ofício.

Com isso, a entidade realiza a valorização da cultura e mão de obra local mostrando seus talentos e suas artes, através da interação entre a comunidade, os órgãos públicos e privados, os turistas e o público em geral. Com todas essas atividades, a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, traz para o centro das atenções as pessoas do local e as fazem protagonistas de suas próprias histórias, como por exemplos, pessoas com formação profissional no restauro de bens históricos, nas artes cênicas, na edição de vídeos e monitores.

Mais informações no site: http://www.osbemtevis.org.br/noticia.php?id=150

Siga-nos nas redes sociais:

Facebook: @os.bemtevis

Instagran: @osbemtevis
Twitter: @osbemtevis
Yotube: os bem te vis
Site: http://osbemtevis.org.br
WhatsApp e Telegram (31) 9 9820-8755

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade