A divulgação da dobradinha Dr. Júlio e Giovanny Laporte, ambos pela Rede de Sustentabilidade, ferveu o quadro político em Lafaiete com desdobramentos visíveis na corrida municipal de 2024.
Nos bastidores, os pré-candidatos se movimentam e articulam deixando de lado o clima de apatia.
Especulações
Lafaiete caminha para ter um recorde de candidatos nas eleições de 2022 com especulações em torno de possíveis e eventuais nomes.
O empresário e Presidente do CDL-CL, Aloísio de Resende postula uma vaga para deputado estadual e recentemente se desfilou-se do Patriotas.
Outro nome ventilado nos bastidores é de Haraken Franco (PV) que faria uma dobradinha com seu irmão, Glaycon Franco, agora candidato a deputado federal. A candidata a prefeita Neuza Mapa vem para a disputa pelo PDT. Um nome também especulado é do petista Álvaro Fernando.
A dobradinha de Divino Pereira e Marcos de Paula na corrida municipal do ano passado, ambos pelo PSD, deve se repetir. Divino dever vir no plano federal e Marcos concorreria a uma das cadeiras da Assembleia de Minas ou vice e versa.
Um nome dado como certo na disputa é de jovem Tallysson Zebral (PCdoB) que em 2020 concorreu prefeito de Lafaiete.
Candidato a deputado federal em 2018, o vice-prefeito, Marco Antônio Reis (DEM) pode ser uma surpresa na disputa, agora no plano estadual. Com a fusão do DEM e PSL, ele deve entrar na concorrência eleitoral pelo União Brasil.
Outra liderança que almeja novos voos é do Vereador Fernando Bandeira (DEM) que dobraria com o deputado federal, Eros Biondini. Os dois políticos têm uma longa amizade.
Plano federal
A disputa para a Câmara Federal vem com Glaycon Franco, o ex-prefeito, Dr. Júlio Barros, a ex-candidata a deputada estadual, a professora Elisa Lopes, recém filiada ao PSDB, os ex-vereadores Manoel Vespúcio (PT) e Zezé do Salão (AGIR). Mas ao certo, a cidade não pode ficar sem representação já que será um retrocesso político.
A sorte está sendo lançada!