20 de abril de 2024 11:16

20 milhões devem perder o auxílio emergencial em novembro; saiba mais

Diante do fim do Auxílio Emergencial, ao menos 20 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade social devem perder o benefício no mês de novembro. A partir do próximo mês, muitos brasileiros não devem mais receber nenhum benefício, ou ainda, aguardar a prorrogação do auxílio emergencial.

20 milhões devem perder o auxílio emergencial em novembro

Em suma, o novo Bolsa Família, o Auxílio Brasil, deve beneficiar menos beneficiários que o Auxílio Emergencial. O governo ainda não esclareceu as questões relacionadas à origem do financiamento do Auxílio Brasil. De acordo com o ministro da Cidadania, João Roma, por meio do auxílio, vai ser ampliada a cobertura do Bolsa Família.

De acordo com o Ministério da Cidadania, os dados mostram que o número de pessoas beneficiadas foi reduzido. O que em agosto de 2021, eram 39,4 milhões de beneficiários, atualmente são 35 milhões, após os cadastros serem reavaliados.

Cerca de 20 milhões (57%) das pessoas beneficiadas não estão no CadÚnico. Essas pessoas se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Entretanto não chegaram a ganhar o Bolsa Família, e por isso, não devem entrar para o Auxílio Brasil, até o mês de dezembro.

São ao menos 5 milhões de beneficiários do auxílio emergencial que se encontram no cadastro no CadÚnico, mas não estão no Bolsa Família. Esse, apenas devem receber o Auxílio Brasil até o final de 2021, caso o governo cumpra com a promessa de zerar a fila.

Por fim, o governo defende que com o avanço da vacinação e a queda dos números de óbitos e infectados, deve haver o pagamento do auxílio apenas para quem é extremamente vulnerável. Entretanto, o governo não leva em conta que os impactos da pandemia devem durar muito mais tempo para os mais pobres.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade