O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), contará com duas versões este ano, uma será a tradicional impressa e outra digital
O ENEM 2021 está programado para acontecer nos dias 21 e 28 deste mês de novembro. Mediante a proximidade do exame, muitos estudantes ficaram em dúvida a respeito da nova opção fornecida este ano, no caso a prova digital, ou seja, através de um computador.
Conforme os dados de inscrição do exame, a grande massa dos participantes preferiu fazer a prova impressa, somando 3.040.871 inscritos, enquanto apenas 68.891 optaram pela nova versão digital.
Considerando que a novidade é pretendida para as próximas versões do exame, pelo menos até o ENEM 2026, confira como é realizada a prova via computador, de modo a escolher a modalidade vantajosa para você.
Lembrando que em 2021, a nova possibilidade apenas esteve disponível para estudantes que cursam o último ano do ensino médio, ou, já o concluíram.
ENEM digital 2021
Previamente, é preciso esclarecer que a prova digital poderá ser realizada por participantes que optaram pela nova versão no ato de inscrição do exame, se assim for, ele não poderá fazer a versão impressa. Tal medida foi implementada devido às atuais conjunturas em decorrência da pandemia do Covid-19.
Enfim, a prova será realizada através de um computador disponibilizado no respectivo local de prova, não podendo utilizar um aparelho pessoal. Ademais, o local deve estar habilitado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para aplicar a versão digital.
A prova digital ocorrerá no mesmo horário da versão impressa, de modo que o portão abrirá às 12:00 h e fechará às 13h, para o início do exame às 13:30. Ademais, os conhecimentos cobrados também serão os mesmos. No primeiro dia (21 de novembro) tecnologias, ciências humanas, linguagens e código, e redação. Já no segundo (28 de novembro) matemática, ciências da natureza e suas tecnologias.
Atenção! As questões objetivas (múltipla escolha) serão todas disponibilizadas digitalmente, todavia, a redação será inscrita a mão, portanto, será necessário levar consigo uma caneta, não esqueça.
FONTE JORNAL CONTÁBIL