28 de março de 2024 16:21

Lafaiete discute seu futuro em seminário e propõe revisão do plano diretor

Mobilidade urbana, plano diretor, regularização fundiária, planejamento e desenvolvimento urbanos, ocupação do solo, gestão pública, turismo e patrimônio. Estes são os temas que estão sendo discutidos no Iº Seminário Municipal de Urbanismo de Lafaiete. O evento iniciou nesta manhã (8) na OAB e segue até amanhã (9), no Teatro Municipal.

O representante da Fundação João Pinheiro, Marcos Assis, instituição de pesquisa e assessoria em gestão pública, ligada do Governo de Minas, que assinou contrato com a Prefeitura para coordenar a revisão do plano diretor, esclareceu a metodologia do trabalho. “Precisamos repensar onde a gente vive, se diverte, se trabalha e se sobrevive. Repensar e planejar a cidade”.

Ele explicou que o trabalho será desenvolvido em 5 eixos (desenvolvimento econômico e social, ordenamento urbano, meio ambiente e gestão municipal.
O Promotor Glauco Peregrino, curador do meio ambiente, enalteceu a disposição do município em atualizar e modernizar sua legislação urbanística buscando sustentabilidade e ouvindo os anseios populares.

Prefeitura entrega 2 títulos de posse

No evento, o Prefeito Mário Marcus, fez um discurso contundente dos desafios e avanços em Lafaiete. Ele adiantou a proposta de gestão regional do aeródromo das Bandeirinhas, como também a defesa compartilhada. “Eram assustadoras as condições do patrimônio histórico quando assumimos”, alfinetou anunciando a entrega da restauro da Casa de Cultura para início de 2022.

O Prefeito entregou os 2 primeiros títulos de posse em sua gestão a duas famílias do Bairro Nossa Senhora da Guia e prepara a regularização fundiária de centenas de áreas no Linhazinha e Vila Madalena.

Outro anúncio foi a reforma administrativa, já em curso, que pretende modernizar a máquina pública que resultará em plano de carreira e mudanças no organograma da Prefeitura.

Licenciamento ambiental regional

O ambientalista e Secretário Municipal de Meio Ambiente, Neilor Aarão, explicou o projeto de licenciamento ambiental, pelo Ecotres, de inúmeras atividades. “A intenção é facilitar e agilizar os empreendimentos”, disse durante exposição.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade