28 de março de 2024 20:15

Vale realiza teste do sistema de sirenes da barragem 7, da mina de Viga, em Jeceaba e Congonhas

A atividade é prevista no Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) e visa assegurar o adequado funcionamento do sistema sonoro

A Vale, com apoio das Defesas Civis estadual e municipais de Jeceaba e de Congonhas, realizará nesta quinta-feira (11), às 9h, o comissionamento do sistema de sirenes da barragem 7, da mina de Viga, localizada em Jeceaba. A atividade consiste no acionamento com o som original das sirenes para teste técnico dos equipamentos – antes do toque, é emitida uma mensagem reforçando que se trata de um teste.

No mesmo dia, às 10h, terá início a rotina mensal de teste das sirenes da estrutura. Dessa vez, assim como todo dia 11, às 10h, o toque será de música instrumental, que também inclui o aviso de teste.

Os alertas serão ouvidos nas áreas operacionais da Vale e em localidades próximas à barragem 7: em Jeceaba, nos bairros Carvalhada, Distrito de Caetano Lopes, Vila Chacrinha, Centro, Volta Fria, Sumidouro, Ipê Amarelo, Barra de Santo Antônio, Camapuã, Vila Reis, Casinhas e Minérios; e em Congonhas nos bairros Esmeril e Caetano Lopes. As autoridades competentes e a população já foram informadas. Não é necessária nenhuma ação por parte dos moradores da região ou por quem escutar os sinais sonoros.

Sirenes de alerta de emergência estão instaladas em locais indicados pelo PAEBM

As atividades são preventivas e fazem parte da implementação do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). O objetivo é assegurar o adequado funcionamento do sistema sonoro, em cumprimento à legislação vigente.

Não houve alteração na condição de segurança da barragem 7, que tem Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva. As estruturas da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG).

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade