A revisão do FGTS ainda aguarda o julgamento do STF. Se for aprovada em prol do trabalhadores, mais de R$ 300 bilhões serão pagos
A revisão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) deve pagar valores bilionários aos trabalhadores brasileiros.
Primeiramente, a data para o pagamento da revisão do FGTS ainda depende de definições. Dessa forma, é necessário aguardar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Revisão do FGTS
Além disso, a correção está parada há dois anos aguardando julgamento. E a data ainda não foi definida. Se for aprovado em prol dos trabalhadores, o valor a ser pago é de mais de R$ 300 bilhões.
Mais de 70 milhões de trabalhadores podem ser beneficiados pela revisão do FGTS. Isso acontece porque os valores das contas do fundo devem ser corrigidos.
Apesar disso, o ponto em questão é a forma como tais valores foram corrigidos ao longo dos anos. O índice usado é a Taxa Referencial (TR).
O problema é que essa taxa não acompanha a inflação. Dessa forma, a correção do FGTS é feita de forma a deixar prejuízos aos trabalhadores. Por exemplo, de 1999 para cá a revisão precisa ser feita para corrigir a falha com os trabalhadores brasileiros.
Nesse sentido a revisão do FGTS pede que a TR seja trocada por outro índice de correção que acompanhe a inflação. A exemplo do INPC e IPCA.
Entenda o FGTS
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é pago para todos os trabalhadores de carteira assinada. Todos os meses as empresas depositam 8% do salário do empregado no fundo do trabalhador.
Dessa forma, o FGTS serve como um seguro para casos de demissão ou outras necessidades. Apesar disso, tem regras definidas para saque e acesso ao dinheiro.
FONTE CAPITALIST