O I Seminário do Turismo de Itaverava aconteceu nesta semana apresentando os avanços da política regional do turismo do alto Paraopeba e Vale do Piranga desenvolvido pelo Circuito Villas e Fazendas que comemora no ano de 20 anos de sua fundação.
O evento teve como uma das principais atrações o debate em torno da criação da primeira Associação de Produtores de Cachaça que propõe uma parceria com o poder publico e o Circuito Vilas e Fazenda transformando a cachaça em um produto agregador do turismo regional.
Para os idealizadores do projeto, a união dos empresários no ramo da cachaça é fundamental para o fortalecimento da atividade econômica na região que tradicionalmente já é reconhecida a nível estadual e nacional pela qualidade.
Segundo Antônio Sérgio, proprietário da Cachaçaria Vale do Piranga e da cachaça D”Vale, que palestrou sobre à criação da Associação, ele revelou a nossa reportagem que o objetivo da Associação é reunir os produtores de cachaça da região visando produzir uma cachaça de altíssima qualidade de forma sustentável agregado ao turismo rural, proporcionando um desenvolvimento econômico, social com sustentabilidade em respeito ao meio-ambiente e a cultura local.
Para o empresário Arnaldo Ribeiro, proprietário da Cana Brasil, o projeto requer muito trabalho, dedicação e levará um tempo para ganhar musculatura e citou na sua apresentação experiências exitosa em Parati-RJ e em Pernambuco, onde as cachaçarias além produzir cachaça oferece outros serviços ligados a cadeia produtiva do turismo.
Aproveitando o evento, o anfitrião do Seminário, o Prefeito José Flavianoa (PR), mais conhecido “Nô”, assinou um decreto criando o Polo Gastronômico da Cachaça Mineira no Município de Itaverava, incentivando os produtores a investir na sustentabilidade da produção da cachaça, agregando a cadeia produtiva do turismo.
Ao mesmo tempo em que o Seminário estava acontecendo, o deputado Glaycon Franco protocolou o PL nº 3.321/2021 na ALMG, declarando o método da cachaça do Vale Piranga, patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais. Foi entregue ao Prefeito “Nô” e ao presidente da Câmara, Vinicius Rezende, 2 quadros do artista piranguense Felipe Rodrigues, sobre o mapa antigo da região do Alto Paraopeoba e Vale do Piranga onde estão inseridos os 12 municípios.
Outros pontos
O Seminário teve outros pontos importantes que foram apresentados pela Sidneia Martins que falou sobre a caminhada dos 20 anos do Circuito Villas e Fazendas e os projetos desenvolvidos e a serem desenvolvidos como a nova rota turístico e o festival gastronômico.
A Emater, através do servidor Luiz Carlos, destacou a importância da agricultura familiar no desenvolvimento sustentável do turismo rural. A servidora Mila Ribeiro do setor do turismo de Itaverava apresentou o diagnostico da gastronomia e turismo de Itaverava.
O Seminário contou com a presença de prefeitos, vereadores, agentes culturais, produtores de cachaça e representantes do programa Germinas do governo de Minas que após o termino do Seminário realizaram reunião com os produtores de cachaça da região visando criar à Associação dos Produtores de Cachaça e Agro Sustentáveis do Alto Paraopeba e Vale do Piranga.