28 de março de 2024 19:02

CNDL participa de seminário sobre RIG e desenvolvimento econômico

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) participou, nesta quarta-feira (1), no auditório do Sebrae, em Brasília, da live “As Relações Institucionais e Governamentais e a Perspectiva do Desenvolvimento Econômico”, promovida pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), pela CNDL e pelo Sebrae Nacional. O encontro, que foi transmitido pelo Youtube, debateu, principalmente, as atividades de RIG do setor empresarial e as perspectivas dessa atuação na melhoria do ambiente de negócios no Brasil.

O evento contou com a participação do presidente da CNDL, José César da Costa; da presidente da Abrig, Carolina Venuto; o presidente do Sebrae, Carlo Melles; e o embaixador Carlos Cozendey, delegado do Brasil junto às Organizações Internacionais Econômicas em Paris. O presidente da CNDL destacou a parceria entre o Sebrae e a CNDL no Programa Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0).

“Essa parceria com o Sebrae possibilitou à CNDL fazer inúmeros produtos, como as pesquisas relacionadas ao Comércio e Serviços. Esses trabalhos foram amplamente divulgados pela imprensa e com isso alcançamos mais pessoas, ampliamos nossa base e aumentamos o número de associados”, ressaltou José César da Costa, que também acrescentou: “estamos ajudando o Brasil como um todo, fortalecendo os municípios e gerando resultados e crescimento, sobretudo neste momento pandêmico”.

Para o presidente da CNDL, a parceria também foi importante para a sensibilização dos poderes públicos estaduais e municipais para as reivindicações das empresas de micro e pequeno porte, em especial de Comércio e Serviços.

“Vamos chegar em cada município, sensibilizar as lideranças locais e muni-los de informação sobre o setor produtivo, e com isso contribuir para a geração de emprego e renda”, apontou Costa.

Diagnóstico de Atuação Institucional
A live também serviu como lançamento dos livros “Diagnóstico de Atuação Institucional do Sistema CNDL”, projeto criado dentro do programa PP 4.0, e “Mentores em Relações Institucionais e Governamentais”, produzido pela Abrig a fim de “formar profissionais mais éticos e comprometidos com o exercício da atividade de RIG”.

A publicação da CNDL apresenta os resultados das ações realizadas ou promovidas pelas FCDLs e CDLs no sentido de promover o desenvolvimento econômico local e regional, além de outras outras ações com foco na articulação política e relacionamento institucional.

“O Sistema CNDL desenvolve ações de relações institucionais e governamentais (RIG) em todo o território nacional, a fim de participar da construção de políticas públicas que impactam e melhoram o ambiente de negócios”, explicou o presidente da CNDL. “Por meio das ações de RIG, ou seja, do diálogo junto ao Poder Público, contribuímos com a elaboração de medidas que ampliam e fortalecem o varejo no país”, explicou.

Karoline Lima, a Relações Institucionais e Governamentais da CNDL, apresentou o trabalho do diagnóstico. Segundo a especialista em RIG, foram entrevistados líderes de 160 entidades de todas as regiões do Brasil, que apontaram os principais benefícios das ações de relacionamento institucional e governamental.

“Entre os principais benefícios das ações de RIG – do ponto de vista das entidades do Sistema CNDL –, destaque para as intervenções da entidade para o desenvolvimento econômico e local da região e as parcerias para qualificação dos associados, através de ações e programas”, disse Karoline.

Karoline Lima ainda ressaltou a importância do mapeamento para o desenvolvimento econômico do país. “Acredito que essa pesquisa, além de orientar nossas ações na CNDL, também pode ajudar a Abrig na divulgação e fortalecimento dessa atividade tão importante que é o RIG”, afirmou.

*Com colaboração de Fernanda Peregrino.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade